sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Professores e alunos do município participam de Encontro com a América do Sul

A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME) vão promover uma série de atividades durante o evento Niterói – Encontro com a América do Sul , que começa nesta sexta-feira, dia 5, e vai até  26 de novembro, a ser realizado em diversos pontos da cidade. A programação inclui seminários, palestras, apresentações musicais e de dança, além da exibição de filmes.

Para a coordenadora de Espanhol da Rede Municipal de Ensino, Cristina Padilha, iniciativas como esta, de intercâmbio cultural, acabam por favorecer o ensino e o aprendizado de línguas estrangeiras: “As atividades planejadas para o Encontro com a América do Sul serão importantes para o estudo do Espanhol porque os alunos terão contato com a cultura dos países em que a língua é falada, o que pode ser muito estimulante”.

Na quarta-feira, dia 9, às 14 horas, o coral do Núcleo Avançado de Educação Escolar Indígena Ambá-Porã, de Camboinhas, se apresentará no auditório da FME, no Centro, durante seminário sobre a língua guarani, que contará com a participação de professores e gestores da Rede Municipal de Ensino.

No mesmo dia, 130 alunos das escolas municipais João Brazil, Portugal Neves e Paulo Freire vão assistir a apresentações de grupos do Equador, no Centro Cultural Abrigo dos Bondes, no Centro, a partir das 14 horas. Na ocasião, estarão presentes os integrantes do Projeto Caminhos Coloridos, que utilizam o grafite para promover a inclusão social, e o conjunto musical Spiritual Lyric Sound (foto).
           
A programação prossegue com uma apresentação de sapateado de alunas do E.M. Levi Carneiro, dia 16, a ser realizada na própria escola que fica em Pendotiba. Já no dia 17, haverá seminário sobre a língua e a literatura sul-americanas, às 18h, no auditório da FME. Na semana seguinte, entre os dias 23 e 26, será promovida exibição de filmes que representam a cinematografia da América do Sul, na E.M. Honorina de Carvalho, também em Pendotiba.