segunda-feira, 21 de novembro de 2011

XII Concurso de Poesias da SME/FME premiará alunos do município

A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME) promovem a cerimônia de premiação dos vencedores do XII Concurso de Incentivo à Leitura: Poesias na próxima quarta-feira, dia 23 de novembro, às 18 horas, na Biblioteca Pública de Niterói, no Centro. A ação pedagógica tem como objetivo principal a melhoria da produção escrita dos alunos e conta com a participação de todos os segmentos de ensino da Rede que vai desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim como nas edições anteriores, será publicado um livro com as 65 produções participantes.

Este ano, o concurso de poesias teve como tema “A Paz em Gentileza”. De acordo com a coordenadora do projeto, Nádia Enne, a escolha foi feita com a intenção de utilizar o trabalho do Profeta Gentileza para disseminar a cultura de paz nas escolas. Gentileza é conhecido por suas inscrições em verde-amarelo, feitas ao longo do Viaduto do Caju, no Rio de Janeiro, na década de 80, para propor sua crítica do mundo e alternativas ao mal-estar da civilização. Sua frase mais conhecida é ‘Gentileza gera Gentileza’.

A coordenadora afirma que o concurso é uma boa maneira de trabalhar o gênero poético nas escolas visando a complementação da formação dos estudantes. “Toda a equipe pedagógica da SME e FME é convicta da importância da poesia nos currículos escolares. Esta é uma forma de ampliar horizontes culturais”, declara.

Participarão da final do concurso quatro poesias por segmento, o que contabiliza um total de 24. Vale lembrar que os estudantes pré-selecionados ganharão aparelhos de mp3, com exceção da modalidade Educação Infantil, que premiará as escolas pré-selecionadas com brinquedos pedagógcos, já que as poesias foram produzidas coletivamente. O vencedor do concurso será premiado com uma bicicleta. 

 Para a secretária municipal de Educação de Niterói, Maria Inês Azevedo de Oliveira, esta ação pedagógica tem como base um conjunto de atividades voltadas à melhoria da produção escrita e ao incentivo à leitura. “Essas habilidades significam um determinante fator de inclusão social na vida cotidiana”, destaca.