sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vencedores de concurso de redação sobre o Holocausto serão premiados na FME

A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME), com o apoio do Grupo de Estudos Judaicos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), vão premiar, na próxima segunda-feira, dia 24, os vencedores do concurso de redação sobre o Holocausto, que contou com a participação de alunos do 6º ao 9º ano da Rede. O evento acontecerá, a partir das 15h30, no auditório da FME.

A redação foi proposta pelos professores após participarem da I Jornada Interdisciplinar de Niterói com o tema “Intolerância e Holocausto: como Estudar e Ensinar em Sala de Aula”. O encontro, realizado no mês de maio, reuniu cerca de 70 educadores do município para debater a importância do estudo do Holocausto e do desenvolvimento de métodos para seu ensino. 

A professora Palmira Silva, do Núcleo de Ações Integradas da Superintendência de Desenvolvimento de Ensino, acredita que a discussão é de grande importância para formar militantes na luta contra o preconceito e a exclusão social.

“O Holocausto foi um momento crítico e ímpar na história mundial, preocupante por ter se tratado de uma ação de Estado baseada em preconceito racial. Trabalhar essa questão em sala de aula alerta os alunos, nas suas relações cotidianas, para o perigo da hierarquização da diferença. Embora não seja possível mudar o passado, com esses debates nós somos forçados a olhar para o presente e, assim, enxergamos o que ainda precisa melhorar”, avalia. 

Participarão da cerimônia de premiação, a secretária municipal de Educação, Maria Inês Azevedo de Oliveira, a subsecretária Cléa Monteiro, o presidente da FME, Cláudio Mendonça, e a diretora do Grupo de Estudos Judaicos da UERJ, professora Helena Lewin.