terça-feira, 29 de novembro de 2011

Professores da Rede Municipal de Niterói participam do VII Seminário Nacional do Programa “ABC na Educação Científica”

Os professores da Rede Municipal de Niterói terão a oportunidade, nos próximos dias 2 e 3, de compartilhar suas experiências de sala de aula com o mundo acadêmico através do VII Seminário Nacional do Programa “ABC na Educação Científica- Mão na Massa”, desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Academia Brasileira de Ciências. A iniciativa acontecerá às 9 horas no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF) e faz parte do evento “Ciência, Cultura e Cidadania”, que também contará com visitação a unidades escolares.

Nelas, o trabalho, promovido em salas-ambiente, tem como base a metodologia investigativa por meio do uso de microscópios, lupas e outros instrumentos comuns a um laboratório científico. Sob a coordenação da pesquisadora da Fiocruz, Danielle Grynszpan, as aulas são ministradas pelo docente da turma e por outro que é monitor do projeto.

A E.M. Levi Carneiro, em Pendotiba, por exemplo, é um dos polos do projeto que envolve alunos do 6º ao 9º ano . Na unidade, acompanhados pela professora de Ciências e Matemática, Toyoko Maria Furuse, os estudantes aproveitam a ocasião para trabalhar o conceito da interdisciplinaridade, com o enfoque em mais de uma matéria. Eles, por sua vez, acabam por desenvolver as partes cognitiva, afetiva e social, como é o caso da estudante Lara Rocha:

“No microscópio, tudo fica mais interessante. A olho nu, não vemos quase nada!”, surpreende-se a aluna.

SERVIÇO:
VII Seminário Nacional do Programa “ABC na Educação Científica- Mão na Massa”
Data e horário: Dias 2 e 3 de dezembro, às 9 horas.
Local: Universidade Federal Fluminense (UFF)- Auditório Florestan Fernandes- Faculdade de Educação.
Endereço: Rua Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, Gragoatá, Niterói.