sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Coral de crianças indígenas se apresenta na SME/FME

O auditório da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME), no Centro, foi palco na tarde da última quarta-feira, dia 9, de apresentação do coral Karal Kuery da Aldeia Tekoa Mbo’yty, sediada em Camboinhas. O grupo é formado por 12 crianças e adultos com idade entre 4 e 20 anos. Eles cantaram músicas em guarani e encantaram o público presente. A aldeia tem hoje 60 indígenas que vieram de Paraty há cerca de seis anos e se instalaram no bairro, situado na Região Oceânica de Niterói.

Desde 2010 lá funciona o Núcleo Avançado de Educação Escolar Indígena Amba Porã da SME/FME, ligado à Escola Municipal Portugal Neves. O espaço foi criado para atender às necessidades de educação das crianças e adultos da tribo.

“Temos uma turma multidisciplinar, com crianças e adultos que são alfabetizados nas duas línguas, português e guarani, ao mesmo tempo. A alfabetização é feita de modo contextualizado, respeitando o tempo de cada um, já que são 30 alunos em fase escolar diferente”, explica a coordenadora do projeto, Cristina Campos, que também atua na coordenação pedagógica ao lado da pajé Dona Lídia, índia mais idosa da tribo. 

Além disso, o núcleo conta ainda com um professor indígena, um antropólogo bilíngue e uma pedagoga. “Oferecemos uma educação formal aos integrantes da aldeia, possibilitando a eles a continuação os estudos, caso queiram”, diz Cristina.

A apresentação serviu como abertura para o seminário sobre a língua guarani, atividade que integra o Encontro Niterói América do Sul. O evento contou com a participação de integrantes do projeto Avakotepa, Bartolomeu Melia,  José Maria Rodrigues e Dora Bobadilla de Cazal, todos vinculados à Universidad Católica de Asunción, no Paraguai, que apresentaram resultados de estudos sobre a língua e sua estreita relação com o português utilizado no Brasil.