quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cerimônia de encerramento das aulas do ProJovem Urbano Niterói acontece nesta quinta-feira, dia 24 de novembro


A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME), através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano –, promovem, nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, a cerimônia de encerramento do ano letivo dos alunos dos oito núcleos do projeto na Rede. O evento acontecerá, às 18 horas, no Clube Canto do Rio, no Centro.

De acordo com a coordenadora de programas do Governo Federal da SME/FME, Francisca Alves, os alunos realizaram o exame final externo no último dia 10 e estão em fase de certificação. “O resultado da prova será divulgado até a segunda quinzena de dezembro. Temos a perspectiva de aprovação em torno de 130 alunos”, destaca.

A coordenadora disse ainda que o ProJovem Urbano, implantado em Niterói em 2005, é capaz de mudar vidas. “Vi alunos que não tinham mais a esperança de voltar a estudar, já que muitos deles são pais e mães desde cedo. Portanto, este é um momento especial, fruto da superação de obstáculos e que significa uma mudança de vida”, afirma Francisca Alves.

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano –  é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e integrado pelos Ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Em Niterói, está sob gestão da SME/FME.

Implantado no município desde 2005, o ProJovem Urbano oferece oportunidades de elevação da escolaridade (conclusão do Ensino Fundamental); de qualificação profissional; e de planejamento e execução de ações comunitárias de interesse público.

O curso, com duração de 18 meses, atende jovens de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever e que não tenham concluído o Ensino Fundamental. Para os que cumprem requisitos como 75% de freqüência e 75% de elaboração de trabalhos é concedido um benefício mensal de R$100.