terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Comissão Especial vai elaborar proposta pedagógica do Ensino Fundamental em tempo integral na rede municipal de Educação de Niterói


O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, apresentará nesta terça-feira, (26.02), às 18h, no auditório Florestan Fernandes, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), a instalação da Comissão Especial “Professor Dácio Tavares Lôbo Júnior”, com a finalidade de elaborar a proposta pedagógica do Ensino Fundamental em tempo integral na rede municipal de Educação de Niterói. 
 
Waldeck Carneiro disse que a Comissão Especial, instituída pela Portaria 01/2013, de 16 de fevereiro de 2013, terá três grandes missões a cumprir: elaborar a documentação técnica e sobre literatura especializada com o tema da escolarização de tempo integral, visitar experiências de sucesso em outras escolas em âmbito nacional e entrevistar especialista das universidades que estudam o tema.
 
Segundo ele, durante o evento para a instalação da Comissão Especial, os convidados contarão com uma palestra da professora Lia Faria. “Uma das principais colaboradora de Darcy Ribeiro na implantação dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), na década dos anos 80 no Rio de Janeiro, foi presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói nos anos 90 e ex-secretária de Educação do Estado, sendo uma grande especialista em escola de tempo integral no Brasil”, disse.
 
Comitê consultivo da Comissão — De acordo com Waldeck Carneiro, até o final de março será instalado um Comitê Consultivo da Comissão Especial Professor Dácio Tavares Lobo Júnior, que vai ser integrado por especialistas convidados de diferentes universidades.
 
Engenho do Mato terá a primeira escola de tempo integral
De acordo com todo planejamento necessário, que será constituído através do debate com a rede municipal, a primeira escola de ensino fundamental planejada para funcionar em tempo integral será construída em uma área da Avenida Central, que está sendo desapropriada no bairro Engenho do Mato, na Região Oceânica.
 
O secretário Waldeck Carneiro disse que tem previsão de que em 2013 aconteça à conclusão dos trabalhos por parte da Comissão Especial, a aprovação desta nova proposta pedagógica de tempo integral no Conselho Municipal de Educação e o completo processo de desapropriação. “Se isso acontecer, vamos dar um passo importante para já em 2014 iniciar as obras para a construção da primeira escola que vai ter ensino em tempo integral em ambientes pedagógicos que favoreçam a realização das atividades em diversas áreas do conhecimento”, conclui o secretário.   
 
Serviço: Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro convida para a instalação da Comissão Especial “Professor Dácio Tavares Lobo Júnior”, com a finalidade de elaborar a proposta pedagógica do Ensino Fundamental em Tempo Integral na rede Municipal de Educação de Niterói. 
 
Local: às 18h, no Auditório Florestan Fernandes, Faculdade de Educação da UFF, Bloco D – Térreo. Rua Professor Marcos Waldemar Freitas Reis, s/nº - Campus Gragoatá.