segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

SME e FME realizam abertura oficial do ano letivo de 2013


A Secretaria Municipal de Educação de Niterói e a Fundação Municipal de Educação realizam, nesta terça-feira (05/02), a partir das 8h, a abertura oficial do ano letivo de 2013, através de uma solenidade que acontecerá no Teatro Popular, localizado no Caminho Niemeyer, próximo ao Terminal Rodoviário.
Uma intensa programação cultural com palestras e músicas foi cuidadosamente elaborada para qualificação e integração dos professores entre os dias 5 e 7 de fevereiro. O evento vai contar com presença do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, do presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes e de toda a equipe da rede de educação, que conta hoje com aproximadamente dois mil professores. 

De acordo com Waldeck Carneiro, a semana da integração será um momento de reaproximação e preparação dos profissionais para ao longo de mais um ano letivo. “Considero o momento muito especial para vida da rede municipal de educação. Um marco importante das atividades pedagógica no ano de 2013”, disse Waldeck Carneiro.  

Segundo o presidente da Fundação José Henrique Antunes, o evento será uma oportunidade para reafirmar o compromisso com a educação inclusiva. “Vamos falar das expectativas que temos em relação ao aumento da oferta de vagas, principalmente para educação especial, para a cidade de Niterói. Vamos aproximar cada vez mais as escolas com as famílias”, realçou.

Confira o Cronograma da abertura do ano letivo 2013 em Niterói:

* 05 de fevereiro no Teatro Popular — Entre 8h às 12h, o público da Educação Infantil, após abertura, vai contar com apresentação cultural do Grupo Nós do Morro e palestra: Onde está a escrita?”, com a professora Branca Serôdio Portes. Na parte da tarde, entre 13h às 17h, atividade cultural: Coral dos alunos do Centro Educacional de Niterói e palestra: “Formação de Leitores e Escritores”, com a professora Leda Marina Santos da Silva e a professora Mercedes Cupollilo.  

Já o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre 18h às 21h, no auditório da FME, vai contar com apresentação de MPB da Banda Manoela e palestra: “A construção da cidadania no Brasil: Um longo caminho”, com a professora Sheila Conceição Silva Lima. 

 * 06 de fevereiro no Teatro Popular — Para os professores do 3º e 4º Ciclos, entre 8h às 12h, Coral da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e palestra: “A importância do trabalho interdisciplinar na ação pedagógica”, com o professor Jorge Nassim Vieira Najjar. Na parte da tarde, de 13h às 17h, a atividade cultural será com o Grupo de flautistas da Grota e palestra sobre “Ciência, Tecnologia e Educação com o professor Luiz Antônio Botelho Andrade. 

 * 07 de fevereiro no Teatro Popular — Para os professores do 1º e 2º Ciclos, entre 8h às 12h, atividade cultural será: História pra Boi Dormir e a palestra: “Interdisciplinaridade e os desafios da Educação Básica no século XXI”, com o professor Crisóstomo Lima do Nascimento, que também se apresentará a tarde após a atividade cultural: Palavra Cantada.