sexta-feira, 1 de março de 2013

Educação municipal de Niterói se prepara para implantar escola em tempo integral


Legenda FOTO: Guilherme Ornellas ASCOM/ FME: Na mesa composta pelas autoridades a professora da UFF Margareth Martins enalteceu a criação da Comissão Especial Dácio Tavares Lôbo Júnior

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, apresentou, nesta terça-feira, (26.02), no auditório Florestan Fernandes, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), a Comissão Especial “Professor Dácio Tavares Lôbo Júnior”, que vai ter a finalidade de elaborar a proposta pedagógica do Ensino Fundamental em tempo integral na rede municipal de Educação de Niterói.

Waldeck Carneiro disse que a instalação da Comissão Especial é um marco inicial que inclusive se inclui na meta de 100 dias de governo. “Este processo se demarca com a publicação da Portaria 01/2013, de 16 de fevereiro de 2013, que instituiu oficialmente uma comissão de profissionais da rede municipal de educação que vão se debruçar pelo período de quatro a seis meses sobre este tema”, disse o secretário.

Segundo ele, a Comissão Dácio Tavares Lobo Júnior terá três grandes missões a cumprir: elaborar a documentação técnica e sobre literatura especializada com o tema da escolarização de tempo integral, visitar experiências de sucesso em outras escolas em âmbito nacional e entrevistar especialistas das universidades que estudam o assunto.

“Temos um trabalho de fôlego pela frente na análise do material documental, na produção acadêmica sobre o assunto, no que se refere às visitas em loco de experiências que estão em andamento e ainda no que diz respeito ao diálogo mais adiante com o comitê consultivo que será formado por profissionais que estão se colocando à disposição para prestar assessoria”, ressaltou Waldeck Carneiro.

O evento contou com uma palestra da professora Lia Faria. Uma das principais colaboradora de Darcy Ribeiro na implantação dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), na década dos anos 80 no Rio de Janeiro, que falou sobre a escola de tempo integral no Brasil.

Engenho do Mato terá a primeira escola de tempo integral
De acordo com Waldeck Carneiro, a primeira escola de ensino fundamental planejada para funcionar em tempo integral será construída no bairro Engenho do Mato, na Região Oceânica, em uma área da Avenida Central, que será desapropriada.

O secretário Waldeck Carneiro disse que tem previsão de que em 2013 aconteça à conclusão dos trabalhos por parte da Comissão Especial, a aprovação desta nova proposta pedagógica de tempo integral no Conselho Municipal de Educação e o completo processo de desapropriação. “Se isso acontecer, vamos dar um passo importante para já em 2014 iniciar as obras para a construção desta escola que vai ter ensino em tempo integral em ambientes pedagógicos que favoreçam a realização das atividades em diversas áreas do conhecimento”, conclui o secretário.