quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dois mil professores participam da abertura oficial do ano letivo 2013


Cerca de dois mil professores da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira (05.02) da abertura oficial do ano letivo 2013, no Teatro Popular, no Caminho Niemeyer. O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia Waldeck Carneiro, ao lado do presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), deu as boas vindas aos magistrados que participam de uma vasta programação cultural até quinta-feira. As aulas para os alunos da rede municipal começam no próximo dia 18 de fevereiro.

De acordo com Waldeck Carneiro, a semana de formação continuada para os professores, logo na abertura do ano letivo, é um investimento que sempre será feito na rede municipal. “Não é apenas uma solenidade do ano letivo. Temos uma programação cultural com palestras e queremos apostar ainda mais neste que é um dos principais diferenciais da nossa rede municipal”, disse o secretário.

Para o presidente da FME, José Henrique Antunes, a semana de integração entre os professores acontece no sentido de aprimorar a prática do trabalho. “Queremos fortalecer a cidadania das crianças. Acima de tudo, vamos transformar a escola em um polo de cultura e apoio na formação dos alunos”, concluiu Antunes.

Programação — O público da Educação Infantil, após abertura, contou com apresentação cultural do Grupo Nós do Morro e a palestra: Onde está a escrita?, com a professora Branca Serôdio Portes. A atividade cultural na parte da tarde contou com a apresentação do Coral dos alunos do Centro Educacional de Niterói e a palestra: “Formação de Leitores e Escritores”, com a professora Leda Marina Santos da Silva e a professora Mercedes Cupollilo.

Segundo a palestrante Leda Marina, a expectativa na educação infantil segue cada vez mais forte no sentido de preparar a criança para o ensino fundamental. “Ela aprende a ler observando o gesto de leitura dos professores, pais e outras crianças. Esse aprendizado chama-se letramento”, realçou a professora ao convidar os professores da rede pública na elaboração de artigos.

Já o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), à noite, no auditório da FME, contou com apresentação de MPB da Banda Manoela e palestra “A construção da cidadania no Brasil: Um longo caminho”, com a professora Sheila Conceição Silva Lima.

Nesta quarta-feira, (6.02), no Teatro Popular, os professores do 3º e 4º Ciclos, vão acompanhar, entre 8h às 12h, a apresentação do Coral da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e a palestra: “A importância do trabalho interdisciplinar na ação pedagógica”, com o professor Jorge Nassim Vieira Najjar. Na parte da tarde, de 13h às 17h, a atividade cultural será com o Grupo de flautistas da Grota e palestra sobre “Ciência, Tecnologia e Educação” com o professor Luiz Antônio Botelho Andrade.