segunda-feira, 11 de março de 2013

Niterói disse não à violência contra a mulher


Centenas de pessoas se reuniram na praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói, na manhã deste domingo, (10.03), para a caminhada "Niterói diz não à violência contra a mulher", evento da programação da cidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Organizado pela Coordenadoria de Política e Direitos das Mulheres da Prefeitura (Codim) e pela ONG Niterói + Humana, as mulheres percorreram o trecho da praia que vai da Miguel de Frias até a Rua Mariz e Barros.

O prefeito, Rodrigo Neves, acompanhou o evento, e prestou sua homenagem às mulheres.
"As mulheres são nossas companheiras, nossas mães, nossas avós, nossas filhas. E a mulher tem que ser tratada com respeito, com carinho. Eu acho que o Brasil está entrando em um novo momento já que a mais alta autoridade é uma mulher, a presidenta Dilma, e isso demonstra que o país está avançando no sentido de igualdade de gêneros. E essa caminhada aqui tem a cara de Niterói", disse Rodrigo Neves.

A primeira-dama de Niterói, Fernanda Sixel, afirmou que a caminhada em Icaraí é um grito de alerta. "A violência contra a mulher ainda é uma realidade. Somente a caminhada não vai resolver o problema mas ela é um grito de alerta que pode suscitar o debate nas residências, no trabalho, no salão de beleza", disse.

A coordenadora do Codim, Marcilene Souto, afirmou que a Prefeitura de Niterói está comprometida na criação de políticas públicas que ajudem a reduzir a violência contra a mulher, como também que as vítimas tenham tratamento de qualidade.

"Aqui em Niterói temos no Codim um serviço de atendimento para a mulher que sofre violência.  Oferecemos serviços de assistência social, psicológico e jurídico. E a identidade da vítima é preservada. Destaco também a Lei Maria da Penha, que pune os agressores, e tem feito com que as mulheres se fortaleçam e denunciem", afirmou.

Marcilene lembrou que Niterói é a cidade pólo do Leste Fluminense na política nacional de enfrentamento da violência contra a mulher. Segundo a coordenadora do Codim, entre janeiro e fevereiro, o órgão atendeu a 65 casos de violência.

Durante o evento, as mulheres, lideradas pela primeira-dama, cantaram várias músicas como "O que é, o que é?", de Gonzaguinha e "Maria, Maria", de Mílton Nascimento.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia Waldeck Carneiro e o presidente da Fundação Municipal de Educação José Henrique Antunes participaram da caminhada distribuindo flores e desejando parabéns a todas as mulheres. “Um dia de comemorações e lutas intermináveis”, ressaltou Waldeck Carneiro.

A entidade União Brasileira de Mulheres (UBM) prestigiou a caminhada e levou uma faixa com os dizeres: "Por um mundo de igualdade, contra toda a repressão. Estiveram presentes também a titular da Delegacia de Atendimento às Mulheres (Deam) de Niterói, delegada Marta Dominguez e representantes femininas do secretariado municipal, como Verena Andreatta, secretária de Urbanismo e Mobilidade Urbana, e Maria Célia Vasconcelos, secretária Executiva da Prefeitura.