quarta-feira, 13 de março de 2013

Prefeito Rodrigo Neves assina termo que doa terreno para construção de Instituto Federal em Niterói




 Fotos: Janaína Gouvea
Paulo Bagueira (presidente da Câmara Municipal de Niterói), Waldeck Carneiro (secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia), Rodrigo Neves e Fernando Gusmão (Reitor do IFRJ)






O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou na manhã desta quarta-feira (13/03) o termo de cessão de um terreno na comunidade do Sapê para a construção da sede do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), a primeira no município.

Na presença do reitor do IFRJ, Fernando Gusmão, o prefeito afirmou a implantação de uma unidade do IFRJ em Niterói é uma conquista histórica. Segundo o prefeito, a sede da instituição deverá começar a ser construída nos próximos três meses (entre maio e junho) e concluída no ano que vem.

"Essa doação tão esperada é um evento de grande importância. É o primeiro instituto aqui em Niterói e se integra ao nosso esforço de melhorar o capital humano da cidade", afirmou o prefeito.


Gusmão afirmou que o investimento previsto pelo governo federal no IFRJ de Niterói é de R$ 14 milhões. O secretário municipal de Educação e de Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, disse que a instituição poderá receber até 3 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação, qualificação profissional e livres de curta duração.

Rodrigo Neves afirmou que a implantação do IFRJ em Niterói segue uma diretriz estratégica de sua administração que é a união entre os três níveis de governo (municipal, federal e estadual).

"Em função das dificuldades que herdamos, se não fosse o apoio do governo federal e da união da Prefeitura com o governo estadual, não estaríamos resistindo. Construímos uma carteira de investimentos que Niterói nunca teve, que soma cerca de R$ 700 milhões. Com essa união dos três governos, o Rio de Janeiro conseguiu superar a crise que estava vivendo há seis, sete anos e construiu uma agenda de investimentos robusta. Niterói, nestes seis, sete anos, viveu um período de desorganização. Se o Rio com problemas complexos que tinha, está superando a crise, tenho certeza que, nos próximos quatro anos, Niterói será uma das melhores cidades do Brasil para se viver e trabalhar", disse.

O prefeito afirmou que Niterói é a única cidade do Brasil e da América do Sul com uma capacidade de ter uma integração virtuosa com movimentos importantes que estão em curso: as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro, além do pré-sal e do Complexo Petroquímico (Comperj) de Itaboraí.

"Pela sua tradição esportiva e sua proximidade com o Rio, Niterói é a única cidade com capacidade de uma integração virtuosa com os investimentos para 2016. Vamos receber 15 delegações internacionais das Olimpíadas.. E pelo seu capital humano extraordinário, sua logística e a cadeia produtiva nas áreas naval e do petróleo, a cidade tem condições objetivas de se integrar também aos investimentos do pré-sal e do Comperj", afirmou.

O reitor do IFRJ, Fernando Gusmão, afirmou que a vinda do instituto para Niterói representa uma "recuperação de 100 anos".

"Acho que a vinda do instituto para Nierói recupera um bom tempo que se perdeu. Um tempo que Niteró foi excluída não sei porque. A cidade nunca foi destacada para ter um instituto deste porte, com este viés que vai do ensino continuado até a pós-graduação. Vamos criar uma grande perspectiva para os jovens deste município. Uma perspectiva de formação com qualidade", afirmou.

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, disse que a implantação do IFRJ em Niterói consolida na cidade o corredor de equipamentos federais de educação, onde já se somam a UFF (Universidade Federal Fluminense) e o colégio Pedro II.

"Vamos formar gerações que vão contribuir para muitas outras gerações. O instituto vai possibilitar que os jovens possam ocupar espaços importantes na cidade em vários segmentos como a hotelaria, o setor naval e a área tecnológica", declarou.