terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Secretaria de Educação de Niterói vai reativar patrulha escolar



Com o início do ano letivo e o retorno dos cerca de 30 mil estudantes para as escolas de Niterói, o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, informou que vai reativar o projeto das Patrulhas Escolares, que funcionava em todas as escolas da rede municipal e  mantinha um contato direto com as diretoras. A ação faz parte do plano de metas da educação para os primeiros 100 dias do governo.

“Estamos na fase de licitação e até o final de março vamos adquirir 10 novas viaturas para voltarmos com este projeto, que é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Ordem Pública e Guarda Municipal para que nos perímetros escolares seja realizado o policiamento de proximidade com a comunidade e preventivo”, disse o secretário.

Segundo Waldeck Carneiro, o objetivo é restabelecer a relação entre a Guarda Municipal e a direção das escolas. "Considerando os excelentes resultados produzidos pelo Projeto Patrulha Escolar no período de 2005 a 2008, em que esteve ativo, é de suma importância que volte a funcionar com uma frota renovada e ampliada”, afirmou.

De acordo com o secretário, os guardas municipais vão voltar a ter proximidade com as famílias e o projeto vai funcionar como uma comunidade avançada da escola. “Como resultado vamos minimizar as ações delituosas no perímetro escolar, como ‘saidinha de escola’, roubo de mochilas e tênis e, sobretudo, as drogas. Vamos estabelecer uma importante rede colaborativa entre a Guarda Municipal e as unidades municipais de educação”, destacou Waldeck Carneiro.

Prefeito traça plano de metas para a Educação


O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou nesta sexta-feira a Secretaria Municipal de Educação, onde conversou com o titular da pasta, Waldeck Carneiro, sobre o plano de metas da educação para os primeiros 100 dias do seu governo. Rodrigo afirmou que o setor de educação foi poupado de cortes no ajuste fiscal que promoveu na Prefeitura em razão das enormes dívidas que herdou. O prefeito disse que seu objetivo é tornar o sistema educacional de Niterói uma grande referência. 

“Viemos expressar nossa confiança no trabalho do secretário Waldeck Carneiro e em sua equipe de excelentes educadores e gestores. Niterói tem uma população muito esclarecida que merece ter um sistema educacional que seja de excelência”, afirmou o prefeito, lembrando que a Secretaria de Educação ganhou a atribuição de cuidar também da área de Ciência e Tecnologia.

Segundo Rodrigo Neves, na área de educação, o plano de metas nos primeiros 100 dias prevê o início da expansão da educação infantil com a construção de 20 creches até 2016 sendo que a primeira será em fevereiro, na comunidade Vila Ipiranga, no Fonseca, o lançamento da pedra fundamental para a construção de uma unidade do Instituto Federal do Rio de Janeiro, no bairro do Sapê e a criação, por decreto, de um grupo técnico de trabalho que ficará responsável pela elaboração de uma proposta pedagógica para o ensino fundamental integral. 

“Esse plano de metas é ambicioso mas viável. Vamos colocar a educação de Niterói em outro patamar”, afirmou.  

O secretário Waldeck Carneiro disse que, diante da crise financeira herdada pela atual administração, tem sido fundamental a parceria mantida pela Prefeitura de Niterói com os governos federal e estadual para a execução de projetos.

Participaram da reunião na Secretaria de Educação, os secretários municipais de Fazenda, César Barbiero, e da Administração, Moacir Linhares, além do presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes e o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Botelho Andrade.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Rede Municipal de Ensino inicia o Programa Férias Nota 10


Foram abertas, nesta segunda-feira, 21, as atividades do programa Férias Nota 10 – colônia de férias para os estudantes da rede municipal de ensino em Niterói, na Escola Municipal Ayrton Senna, no Morro do Estado. Até o dia 1º de fevereiro, cerca de dois mil alunos de seis a 11 anos vão participar de diversas atividades pedagógicas, recreativas, sociais e culturais.  A ocasião, que contou com a participação do presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes, reuniu cerca de 100 crianças.

Divididos por equipes e identificados com camisetas de cores diferentes, os estudantes, sempre acompanhados por professores, oficineiros, recreadores e educadores, brincaram e se divertiram na escola.
As salas novas — inclusive de informática —, quadras recreativas, biblioteca e espaços infantis, foram transformados em locais de leitura, desenho, pintura e dança. Ao som de músicas animadas, um grupo de alunos brincava de ping-pong, observados por monitor, e de onde podia se ver, a poucos metros, outras crianças brincando e admirando coelhos e pássaros que seguem em exposição na escola. 

A diretora da Escola Municipal Ayrton Senna, Cristiane Rose Jeronymo, disse que a procura pela inscrição é sempre muito grande. “Na nossa comunidade não temos lugares de lazer para as crianças. Neste ano vamos receber 100 alunos da comunidade que foram divididos em quatro grupos de 25 e que participam de ações variadas, momentos de confraternização e de integração”, comentou a diretora.
 
Segundo a coordenadora do programa, Lais Pucurull da Silva de Holanda Chaves, além de receber as crianças no período de férias, o objetivo do programa, desde sua implantação, também é de cuidar da alimentação dos alunos. “Através de estudos constatamos que, no retorno das férias, eles voltavam com um déficit de atenção maior. Este programa é a garantia da boa alimentação que os alunos fazem brincando”, ressaltou Lais Chaves.

Para o presidente da FME, José Henrique Antunes, o programa atinge dois aspectos importantes. “Primeiro, a oportunidade de elevar a cultura das crianças durante o recesso escolar. Segundo, a questão da segurança junto com o processo nutricional. A criança está num espaço seguro e se alimentando devidamente”, ressaltou o presidente da fundação.

Sobre o programa Férias Nota 10 este ano
O evento, que está em sua 28ª edição, é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação (SME/FME) de Niterói. 

As ações da Colônia de Férias Nota 10 acontecem duas vezes por ano e serão desenvolvidas em 20 escolas municipais, nas duas classes hospitalares nos Hospitais Getulinho e Universitário Antônio Pedro (Huap) e no Centro Poliesportivo do Barreto, todos os dias da semana das 8h às 13h. Além de palestras sobre dengue e doenças sexualmente transmissíveis, o evento contará com atividades itinerantes em dias específicos para cada escola como oficinas temáticas, apresentações de teatro e música, pula-pula, cama elástica, contação de histórias, além de novidades como planetário inflável, tênis de mesa, aulas de hip hop, hóquei e badminton.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

FME vai ampliar projeto “Alimentação Saudável”


Preocupado com o sistema nutricional da rede municipal, o presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes, participou de reunião com a diretora de Nutrição da FME, Ivone Albertino Rosa, com a presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Claudia  Regina Fernandes, e com conselheiros do CAE para tratar sobre a ampliação do projeto “Alimentação Saudável”, que vai atuar na formação dos funcionários e na alimentação dos alunos. 

A idéia é que o CAE intensifique as visitas em diversas escolas da Rede Municipal e que haja uma contribuição do conselho nos processos de licitação de merenda escolar.

“Estamos voltados para a capacitação das merendeiras. O processo da merenda para este primeiro semestre já está pronto e só segue no aguardo das avaliações que vão acontecer. Vamos aprimorar o relacionamento com o CAE e estreitar os laços através das visitas que serão ampliadas”, ressaltou Ivone Albertino.

Segundo a diretora, com a ampliação do projeto “Alimentação Saudável”, as professoras de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF) vão ministrar às aulas. “Antes, elas trabalhavam somente com uma escola, que é a E.M. Vera Lúcia Machado, mas a partir deste ano, vamos ampliar este serviço de capacitação das merendeiras para mais 13 escolas”, revelou Ivone Rosa.  

De acordo com o presidente da FME, José Henrique Antunes, a prática dessa atualização de conhecimentos é de suma importância para garantir ainda mais qualidade no preparo da merenda. “Essa qualidade será refletida em uma maior satisfação das crianças e jovens da rede pública municipal de ensino”, disse.

Etapa final de matrícula na Rede Municipal de Educação de Niterói começa dia 23


Começa no próximo dia 23 de janeiro a etapa final de matrícula para a Rede Municipal de Educação de Niterói no Teatro Popular, localizado no Caminho Niemeyer, próximo ao Terminal Rodoviário.  Ela vai preencher as vagas ociosas da pré-matrícula realizada anteriormente nas unidades escolares e por call center, e se estende até o dia 26, das 8h às 16h nos dias de semana e de 8h ao meio-dia no sábado.

Férias Nota 10 começa nesta segunda


A Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME) realizam, nesta segunda-feira (21), a abertura da 25ª edição do programa Férias Nota 10 – colônia de férias para os estudantes da rede municipal de ensino, às 8h, na Escola Municipal Ayrton Senna, no Morro do Estado. O evento terá a participação de recreadores para animar as crianças que participarão das colônias, que ainda contará com diversas outras atividades.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Gestores da Educação Municipal se reúnem e definem prioridades para a Rede


A Rede Municipal de Educação de Niterói acaba de dar o pontapé inicial para o direcionamento dos trabalhos nos próximos anos. Um encontro realizado nesta segunda-feira, dia 7, no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Gragoatá, reuniu cerca de 130 diretores de escolas, o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, além de membros da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e da Fundação Municipal de Educação (FME). Um dos objetivos foi promover a interação entre gestores e estabelecer as próximas metas internas a serem desenvolvidas.

“Esta iniciativa tem fundamental importância na condução do processo educacional da Rede já que temos que estabelecer agendas administrativas e pedagógicas para garantir, por exemplo, o processo de matrículas dos alunos que já entra em sua fase efetiva nas escolas”, explicou o presidente da FME, José Henrique Antunes.

Na ocasião, o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, destacou a existência de cinco frentes de trabalho junto à pasta assumida no último dia primeiro. Três delas envolvem a expansão do segmento voltado à Educação Infantil, a implementação de um programa de Inclusão Digital e a articulação com as instituições de pesquisa por meio do Conselho Municipal de Tecnologia, que será reativado. Ainda para esta área, o secretário ressaltou que deverá ser firmado um convênio com o Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para a aquisição do Fundo Municipal de Apoio à Ciência e à Tecnologia da cidade.

“Além disso, também ficarão sob minha responsabilidade outros eixos como um programa especial de Ensino Fundamental em tempo integral, a formação profissional com a implantação de dois polos, um do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), no Sapê, e outro da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) na Região Oceânica”, destacou Waldeck, acompanhado do subsecretário municipal de Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Botelho Andrade, e da subsecretária municipal de Educação, Flávia Monteiro de Barros.

O vice-prefeito Axel Grael aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do evento ainda na primeira semana de gestão da equipe. Segundo ele, a iniciativa reforça o comprometimento assumido pela atual governo em modernizar a administração da cidade. “Niterói é uma das cinco cidades brasileiras mais conectadas à internet, possui os índices mais altos em qualidade de vida e tem o maior número de médicos por habitantes. Não merece uma administração defasada”, comentou.

Ainda de acordo com Grael, está sendo montado, na Vice-Prefeitura, no Centro, um Escritório de Gestão de Projetos (EGP) com a finalidade de obter recursos para ações estratégicas. “O EGP vai monitorar editais, buscar fontes de recursos disponíveis para trabalhos junto com as secretarias, identificar demandas, assim como sistematizá-las em projetos”.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Pré-matriculados para a Rede Municipal de Educação são convocados para confirmação de vaga


Termina nesta segunda-feira, dia 7, o prazo de envio de carta de confirmação e SMS para os alunos que realizaram a pré-matrícula para a Rede Municipal de Educação de Niterói. As informações também estão disponíveis no site www.educacaoniteroi.com.br. O procedimento acontece em decorrência dos 180 encaminhamentos de inscrição feitos  no posto instalado no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, e também pelo sistema de call center, em dezembro de 2012. Vale ressaltar que, somente para o 1º ano do Ensino Fundamental, foram disponibilizadas 1.480 oportunidades.

Entre os dias 8 e 18 de janeiro, as vagas poderão ser efetivadas diretamente na unidade escolar escolhida pelo estudante.  Na ocasião, serão necessárias a assinatura do responsável no Termo de Matrícula, três fotos 3X4, originais e cópias da certidão de nascimento, carteira de identidade e do CPF do responsável, além dos comprovantes de residência e do Bolsa Família, se necessário, e da escolha de vaga obtida no posto de atendimento.

Para o presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), José Henrique Antunes, a participação dos pais e responsáveis é importante não só nesta etapa inicial de matrículas como também durante todo o ano letivo. Segundo ele, a família deve estar sempre em parceria com a escola.

“Pais e responsáveis também exercem papel fundamental neste processo de formação cidadã dos alunos. Portanto, cabe ressaltar que devem estar sempre atentos ao calendário escolar”, destaca.