terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Rede Municipal de Ensino inicia o Programa Férias Nota 10


Foram abertas, nesta segunda-feira, 21, as atividades do programa Férias Nota 10 – colônia de férias para os estudantes da rede municipal de ensino em Niterói, na Escola Municipal Ayrton Senna, no Morro do Estado. Até o dia 1º de fevereiro, cerca de dois mil alunos de seis a 11 anos vão participar de diversas atividades pedagógicas, recreativas, sociais e culturais.  A ocasião, que contou com a participação do presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes, reuniu cerca de 100 crianças.

Divididos por equipes e identificados com camisetas de cores diferentes, os estudantes, sempre acompanhados por professores, oficineiros, recreadores e educadores, brincaram e se divertiram na escola.
As salas novas — inclusive de informática —, quadras recreativas, biblioteca e espaços infantis, foram transformados em locais de leitura, desenho, pintura e dança. Ao som de músicas animadas, um grupo de alunos brincava de ping-pong, observados por monitor, e de onde podia se ver, a poucos metros, outras crianças brincando e admirando coelhos e pássaros que seguem em exposição na escola. 

A diretora da Escola Municipal Ayrton Senna, Cristiane Rose Jeronymo, disse que a procura pela inscrição é sempre muito grande. “Na nossa comunidade não temos lugares de lazer para as crianças. Neste ano vamos receber 100 alunos da comunidade que foram divididos em quatro grupos de 25 e que participam de ações variadas, momentos de confraternização e de integração”, comentou a diretora.
 
Segundo a coordenadora do programa, Lais Pucurull da Silva de Holanda Chaves, além de receber as crianças no período de férias, o objetivo do programa, desde sua implantação, também é de cuidar da alimentação dos alunos. “Através de estudos constatamos que, no retorno das férias, eles voltavam com um déficit de atenção maior. Este programa é a garantia da boa alimentação que os alunos fazem brincando”, ressaltou Lais Chaves.

Para o presidente da FME, José Henrique Antunes, o programa atinge dois aspectos importantes. “Primeiro, a oportunidade de elevar a cultura das crianças durante o recesso escolar. Segundo, a questão da segurança junto com o processo nutricional. A criança está num espaço seguro e se alimentando devidamente”, ressaltou o presidente da fundação.

Sobre o programa Férias Nota 10 este ano
O evento, que está em sua 28ª edição, é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação (SME/FME) de Niterói. 

As ações da Colônia de Férias Nota 10 acontecem duas vezes por ano e serão desenvolvidas em 20 escolas municipais, nas duas classes hospitalares nos Hospitais Getulinho e Universitário Antônio Pedro (Huap) e no Centro Poliesportivo do Barreto, todos os dias da semana das 8h às 13h. Além de palestras sobre dengue e doenças sexualmente transmissíveis, o evento contará com atividades itinerantes em dias específicos para cada escola como oficinas temáticas, apresentações de teatro e música, pula-pula, cama elástica, contação de histórias, além de novidades como planetário inflável, tênis de mesa, aulas de hip hop, hóquei e badminton.