terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Gestores da Educação Municipal se reúnem e definem prioridades para a Rede


A Rede Municipal de Educação de Niterói acaba de dar o pontapé inicial para o direcionamento dos trabalhos nos próximos anos. Um encontro realizado nesta segunda-feira, dia 7, no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Gragoatá, reuniu cerca de 130 diretores de escolas, o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, além de membros da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e da Fundação Municipal de Educação (FME). Um dos objetivos foi promover a interação entre gestores e estabelecer as próximas metas internas a serem desenvolvidas.

“Esta iniciativa tem fundamental importância na condução do processo educacional da Rede já que temos que estabelecer agendas administrativas e pedagógicas para garantir, por exemplo, o processo de matrículas dos alunos que já entra em sua fase efetiva nas escolas”, explicou o presidente da FME, José Henrique Antunes.

Na ocasião, o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, destacou a existência de cinco frentes de trabalho junto à pasta assumida no último dia primeiro. Três delas envolvem a expansão do segmento voltado à Educação Infantil, a implementação de um programa de Inclusão Digital e a articulação com as instituições de pesquisa por meio do Conselho Municipal de Tecnologia, que será reativado. Ainda para esta área, o secretário ressaltou que deverá ser firmado um convênio com o Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para a aquisição do Fundo Municipal de Apoio à Ciência e à Tecnologia da cidade.

“Além disso, também ficarão sob minha responsabilidade outros eixos como um programa especial de Ensino Fundamental em tempo integral, a formação profissional com a implantação de dois polos, um do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), no Sapê, e outro da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) na Região Oceânica”, destacou Waldeck, acompanhado do subsecretário municipal de Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Botelho Andrade, e da subsecretária municipal de Educação, Flávia Monteiro de Barros.

O vice-prefeito Axel Grael aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do evento ainda na primeira semana de gestão da equipe. Segundo ele, a iniciativa reforça o comprometimento assumido pela atual governo em modernizar a administração da cidade. “Niterói é uma das cinco cidades brasileiras mais conectadas à internet, possui os índices mais altos em qualidade de vida e tem o maior número de médicos por habitantes. Não merece uma administração defasada”, comentou.

Ainda de acordo com Grael, está sendo montado, na Vice-Prefeitura, no Centro, um Escritório de Gestão de Projetos (EGP) com a finalidade de obter recursos para ações estratégicas. “O EGP vai monitorar editais, buscar fontes de recursos disponíveis para trabalhos junto com as secretarias, identificar demandas, assim como sistematizá-las em projetos”.