quinta-feira, 16 de maio de 2013

Prefeitura de Niterói inaugura Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense


O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o vice-prefeito, Axel Grael, participaram, na noite desta quarta-feira (15.5), da inauguração do Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, localizado nas dependências do Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer, no centro da cidade. O novo espaço marca mais um passo para ocupação dos monumentos do conjunto arquitetônico com atividades de cultura e lazer para niteroienses e turistas, integrando o Caminho definitivamente à cidade.
O Centro de Memória abriga a primeira biblioteca virtual da cidade dedicada exclusivamente a autores fluminenses.

O espaço dispõe de 15 computadores para consulta, com 680 títulos de domínio público e também disponibilizados por editoras de Niterói que publicam textos da literatura fluminense. No local foi inaugurado o auditório Luís Antônio Pimentel, uma homenagem ao jornalista e escritor niteroiense, no qual serão realizados encontros, palestras e seminários ligados à literatura e à poesia.

Na cerimônia de inauguração, que contou com apresentação de jovens músicos do Projeto Aprendiz, performance do grupo literário Uma Noite na Taverna, exibição de vídeo com depoimentos de personalidades da cidade e lançamento do livro do escritor Luiz Antônio Barros, o prefeito Rodrigo Neves destacou a integração positiva entre o Caminho Niemeyer e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, gestora do Centro de Memória, no sentido de formular uma proposta de democratização da cultura e da inclusão pela leitura.
 
“O Centro de Memória reúne o rico acervo da literatura fluminense, formada por vários escritores que agora têm oportunidade de divulgar e resgatar tudo o que foi produzido no Estado do Rio. Realmente é um dia muito especial. Estamos dando nova vida ao projeto do Caminho Niemeyer e é isso o que a população de Niterói espera. O primeiro passo foi a inauguração Centro de Atendimento ao Turista e a conclusão do projeto da nova entrada do Caminho. No início do segundo semestre vamos viabilizar a retomada do Teatro Popular e promover grandes eventos culturais na Praça do Povo, devolvendo a praça à população”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro,ressaltou a importância de Niterói, que foi capital do antigo Estado do Rio de Janeiro por cerca de 130 anos, na produção histórica, literária e política do Brasil. “É importante que a gente tenha um espaço para preservar, para organizar e para restituir essa memória. O Centro de Memória também será referência para eventos literários, como lançamentos de livros, oficinas, cursos e colóquios. A memória fluminense passa a ter um lugar para ser resgatada e valorizada como parte da cultura do Estado do Rio e do Brasil”, disse o secretário.

Para o presidente da Fundação Municipal de educação de Niterói (FME), José Henrique Antunes, a inauguração do Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense eleva a educação da população niteroiense. “A cidade avança e conquista a sua cidadania plena”, realçou o presidente.

Já o presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Marcos Gomes, salientou que a inauguração do Centro de Memória é mais uma etapa para “dar vida ao Caminho Niemeyer”, e é um momento significativo.

“Este prédio foi um dos primeiros a serem inaugurados no Caminho Niemeyer, há muitos anos. Neste novo governo, ele vai funcionar efetivamente como o Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense. Este espaço servirá para as universidades, para estudantes, para toda a  cidade. Um conjunto de ações estão sendo tomadas para dar vida ao Caminho e este Centro de Memória integra essas iniciativas”, destacou Gomes.

Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia de inauguração, entre elas os ex-prefeitos Godofredo Pinto e Waldenir Bragança; a reitora da Universo, Marlene Salgado de Oliveira; o arquiteto Paulo Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer; o presidente da Imprensa Oficial do Estado do Rio, Haroldo Zager; a presidente da Academia Niteroiense de Letras, Márcia Pessanha; o jornalista e escritor Luís Antônio Pimentel; e o pró-reitor de Extensão da UFF, Wainer da Silveira e Silva.