terça-feira, 14 de maio de 2013

Prefeitura de Niterói inaugura Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense nesta quarta-feira


A Prefeitura de Niterói inaugura nesta quarta-feira (15/05)  o Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, que vai funcionar no Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer, no centro da cidade.

O Centro de Memória será a primeira biblioteca virtual da cidade dedicada exclusivamente a autores fluminenses. No dia da inauguração, será lançado um livro do escritor Luiz Antônio Barros.

O espaço terá 15 computadores com mais de 500 títulos de autores fluminenses para consulta pública, digitalizados de domínio público e outros cedidos por editoras. No local, também já está instalado um auditório, onde poderão ser realizados encontros, palestras e seminários ligados à literatura e à poesia.

Segundo o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, o objetivo é fazer do Centro de Memória um ponto permanente de confluência dos diversos atores da cena cultural municipal.

"Enfim, entregamos à cidade um espaço público que tem que ser apropriado pela comunidade. Queremos fazer do Centro de Memória um espaço aberto, plural, de convivência entre alunos das redes pública e particular, acadêmicos e representantes da cultura fluminense”, afirmou.

De acordo com o secretário, após a reinauguração, ainda no mês de maio, o Centro de Memória vai abrigar a instalação e o funcionamento da Comissão que vai planejar e organizar a quarta edição do Salão da Leitura de Niterói.

“Vamos transformar pouco a pouco este lugar em um centro de referência. Vamos buscar nossos parceiros para cursos e filmes”, disse Waldeck Carneiro.

Intervenções no Memorial

Waldeck Carneiro afirmou que uma série de intervenções foram realizadas no local para o novo funcionamento.

“Todos os equipamentos foram trocados. A energia elétrica foi toda refeita, todos os equipamentos de informática e as cadeiras são ‘zero quilômetros’, renovamos toda parte de segurança e pintura”, ressaltou.

Segundo o secretário, o Centro de Memória funcionará de segunda a sexta das 9h às 18h.

“Este será o horário de funcionamento convencional. Entretanto, pela dinâmica que pretendemos implantar, nada impedirá que possamos trabalhar em horários noturnos até às 22h e nos sábados também para atender os projetos dos nossos parceiros”, afirmou.

Texto: Wellington Serrano