Duas escolas no Centro de Niterói e outras duas de Pendotiba. Apesar de distantes e com realidades diversas, elas compartilham algo em comum: os bons frutos colhidos pelo projeto de Reorientação da Aprendizagem, implantado pela FME desde o ano passado. Além do saldo positivo, compartilham as experiências com a Rede.
Abaixo, nos depoimentos das quatro diretoras gerais dessas unidades, emergem pontos em evidência. Entre eles, o diálogo constante com os pais e a atenção individualizada ao aluno, tendo como conseqüências, a melhora nas notas e o aumento na autoestima dos estudantes.

Foto: Judith Monteiro Muylaert Mello, diretora da E.M. Santos Dumont, entre as professoras de História Otávia Carolina Silva (à esquerda) e Simone Regina de Azevedo
“A iniciativa é válida e está funcionando muito bem em nossa escola. Há alunos, inclusive, que nem foram convocados para o reforço e querem, mesmo assim, participar. Temos também o caso de duas alunas que já foram dispensadas das aulas mas querem continuar fazendo parte do projeto. Com isso, temos até fila de espera! Concluímos que isso tem acontecido porque houve um aumento da autoestima desses jovens. Quando eles percebem o mundo diferente no processo de aprendizagem, se encantam, acabam permanecendo e querendo aprender ainda mais. As reuniões com os pais também são muito importantes. Outra estratégia essencial é o controle de freqüência. Sempre que ocorrem três faltas consecutivas, ligamos para os pais”.
Foto: Sônia Maria Machado de Oliveira (à direita), diretora da E.M. Honorina de Carvalho, ao lado da professora de Geografia Silméia Vieira Ferreira
"Percebemos que, em comparação ao ano passado, a adesão ao projeto tem acontecido de modo mais fácil porque já há o costume. Estamos tendo um retorno bem positivo dos pais. As mães até pedem pelo reforço escolar. Muitas delas dizem que preferem seus filhos na escola no contraturno em vez deles ficarem em outros locais com tempo ocioso. Alguns querem até emendar o almoço com o reforço. Isso sem contar com o fato de que eles não têm acompanhamento em casa. Com o reforço, eles aprendem melhor e isso aumenta a autoestima. No último Conselho de Classe que tivemos, já foi constatado o crescimento no rendimento. Quando a ação for articulada com a Educação Integral, a tendência é melhorar ainda mais”.
Foto: Eliane Gordiano, diretora geral da E.M. Levi Carneiro, entre o estagiário Leonardo César de Albuquerque e a professora de História Maria Amélia Pinheiro Gonçalves
Foto: Maria Tereza Silveira da Silva, diretora geral da E.M. Alberto Torres, entre o professor de Matemática Jearlan Luz Alves e o estagiário Raphael Falcão de Azevedo