sexta-feira, 5 de abril de 2013

Waldeck reinstala o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, após quase 4 anos de inatividade


O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, reinstalou e deu posse, nesta quinta-feira (04), em cerimônia de destaque no auditório da Fundação Oscar Niemeyer, aos 18 membros do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcitec) de Niterói, que estava desativado há cerca de quatro anos.

 Segundo Waldeck Carneiro, este conselho é responsável pela formulação da política pública de ciência e tecnologia no município. “Niterói é uma cidade universitária com 40 mil estudantes e um corredor de conhecimento que conta com a presença de várias instituições de pesquisa e de ensino superior, entre elas, a Universidade Federal Fluminense (UFF). Temos uma cidade com potencial de produção muito concreto e precisamos do pleno funcionamento do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia”, disse o secretário.

 A novidade é que, desta vez, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) conta com uma integrante de peso no grupo: a vice-presidente Educacional da Rede, professora Maria Cristina Lacerda Silva. A pasta trata dos assuntos ligados às organizações não governamentais e entidades sem fins lucrativos.

 A convite do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e do secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia do município, Waldeck Carneiro, a professora e outros nove representantes de diversas instituições de ensino passaram a ocupar funções importantes para a orientação e desenvolvimento de projetos inovadores que utilizem como base a Ciência e Tecnológica na região.



 “Nós temos uma extensa pauta de trabalho a ser realizada pelo conselho que ficou por alguns anos sem ação. Iremos elaborar um plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, temos na agenda um fórum regional que reunirá pensadores em torno dos desafios e possibilidades do campo da tecnologia tanto no Leste Fluminense quanto no Rio de Janeiro. Estamos trabalhando com vários setores da inteligência para que possamos trazer conceitos, ideias e soluções inovadoras”, concluiu o secretário Waldeck Carneiro.