terça-feira, 16 de agosto de 2011

Diretores das escolas municipais de Niterói iniciam curso sobre Gestão Escolar em parceria com a FGV


Foi iniciado, nesta segunda-feira, dia 16, o curso de extensão em Gestão Escolar promovido pela Secretaria e Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Voltadas, inicialmente, para 45 diretores gerais e adjuntos, as aulas acontecerão duas vezes por semana até dezembro na Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca. Em seguida, já em 2012, será realizado o módulo online com previsão de término em março. O objetivo é formar gestores capazes de diagnosticar problemas, elaborar projetos de intervenção, mobilizar equipes, avaliar resultados e impactos, além de aprofundar conhecimentos sobre os conceitos relativos às políticas públicas. “Esta é uma grande oportunidade e trata-se de uma ótima ideia termos a FGV como parceira neste curso. Estou encantada porque vejo que eu e meus colegas ganhamos uma enorme chance de aprimoramento”, disse a diretora da E.M. Jacinta Medela, Myrna Campos durante a aula inaugural realizada no auditório da FGV, no Centro do Rio.

Segundo um dos consultores da FGV, Felipe Bittencourt, o diferencial na iniciativa é que a Fundação pôde elaborar o curso de maneira customizada: “O curso foi especialmente voltado às necessidades de Niterói. Trabalharemos questões como indicadores educacionais, evasão escolar, processo ensino-aprendizagem, além de outros assuntos administrativos”. Para uma das coordenadoras de polo da Rede, Geórgia Oliveira, o que mais chama atenção no curso é mesmo o fato de romper barreiras culturalmente já construídas nas unidades escolares brasileiras: “A abordagem do curso não é meramente administrativa. Há uma cultura de que o diretor deva ficar apenas restrito a essa área e não precise se preocupar com o que é pedagógico. As aulas vêm justamente a mostrar o contrário: unir o que é administrativo àquilo que é pedagógico, algo que nenhum gestor pode se distanciar porque ele deve entender a escola como um todo”.