quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Alunos da Rede Municipal de Educação de Niterói receberam a escritora Thalita Rebouças no auditório da FME

Na manhã desta quarta-feira, dia 7 de dezembro, a escritora Thalita Rebouças esteve no auditório da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME), no Centro, onde conversou com cerca de 120 alunos da Rede. O encontro fez parte das ações desenvolvidas pelo projeto Voz/Vez do Leitor que têm por objetivo estimular a leitura entre os estudantes dos 3° e 4° ciclos do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na ocasião, Thalita Rebouças, já considerada destaque na literatura brasileira juvenil, contou curiosidades a respeito de sua carreira e sobre os livros publicados. Ela aproveitou ainda para ler um trecho do livro ‘Fala sério, filha’ que foi lançado com uma noite de autógrafos na noite de quarta-feira na Livraria Argumento, no Leblon.

A escritora aproveitou para elogiar o encontro e agradecer a oportunidade de ficar de frente com seus leitores. “Adorei. Achei lindo! E fiquei muito encantada com a proposta do projeto de leitura desenvolvido nas escolas. Até porque me identifico muito com esse universo, pois a minha meta é aproximar o jovem ao hábito da leitura”, disse Thalita Rebouças. 

Para a aluna Claudia Macedo, de 14 anos, a oportunidade foi única. “Conhecer a autora dos livros que fazem parte da minha vida é maravilhoso. Comecei a ler as obras dela no ano passado e, cada vez mais, me identifico e me sinto compreendida. A partir daí, me interessei mais ainda pelo projeto A Voz/Vez do Leitor que é desenvolvido na minha escola”, destacou a estudante do 9° ano da Escola Municipal Paulo Freire.

A coordenadora do programa A Voz/Vez do Leitor, Marizeth Santos, contou que esta foi uma grande oportunidade para os alunos, principalmente àqueles que participam dos círculos de leitura das obras da escritora. “O encontro aproximou os leitores da criação. Além disso, eles tiveram a oportunidade de enxergar o autor como um ser real, e não apenas como ídolo”, explicou.

Atualmente, o projeto A Voz/Vez do Leitor conta com a participação de 2,5 mil estudantes de 13 escolas municipais e tem como foco levar o aluno à descoberta do prazer de ler, respeitando as preferências de cada um.