sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Rede Municipal de Educação de Niterói marca presença na Bienal do Livro

As atividades promovidas pela Secretaria e Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME), realizadas nesta terça-feira, dia 6, na Bienal do Livro, movimentaram o estande que foi montado em reverência à cidade no evento. A programação contou com a apresentação de alunos e dinamizadores do grupo Voz/Vez do Leitor.
Na ocasião, a roda de leitura chamou a atenção dos que passavam em frente à Praça Luís Antônio Pimentel. Jovens do 3º e 4º ciclos deram depoimentos emocionantes sobre a descoberta do prazer de ler e mostraram os trabalhos realizados a partir dos títulos lidos. Atualmente, o projeto conta com a participação de 2,5 mil estudantes de 13 escolas municipais.           
O objetivo, como explicou a coordenadora Marizeth Santos, é despertar nos alunos o encantamento pela leitura, privilegiando as preferências de cada um: “O diferencial do grupo Voz/Vez do Leitor é a liberdade que o aluno tem de escolher o livro que deseja ler. Desse modo, os participantes conseguem construir suas próprias identidades leitoras”.        
A aluna Viviane Magalhães, da Escola Municipal Rachide da Glória Salim Saker, em Santa Bárbara, faz parte do projeto há um ano. Segundo ela, antes, só lia gibis: “Li o primeiro livro de verdade no grupo e, hoje em dia, eu adoro ler”, afirma.
Cléa Gomes, da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Sítio do Ipê, em Pendotiba, também demonstrou entusiasmo com a descoberta: “Cada história, cada livro é uma viagem. Eu costumo dizer que ler é viajar no tempo da leitura”.            
A partir dos livros trabalhados, os dinamizadores propõem atividades aos estudantes, que, com base nas histórias lidas, fazem ilustrações, poesias e até peças teatrais. Marizeth Santos afirma ainda que o projeto consegue alcançar, inclusive, a participação dos pais dos participantes: “Não só os alunos são leitores desses títulos, mas também as famílias. Algumas atividades e produções são feitas com os pais vindo à escola e participando conosco”.             
Após a apresentação do grupo Voz/Vez do Leitor, professores da Rede Municipal de Educação de Niterói exibiram livros infanto-juvenis transcritos em braille e ilustrados especialmente para atender às necessidades de crianças com baixa visão ou cegas. O material produzido pelos professores foi usado como avaliação final de um curso de formação oferecido pela SME/FME. De acordo com a professora Ana Prado, que ministrou as aulas, as obras podem ser aproveitadas por qualquer pessoa: “Esses livros atingem a todos, são livros acessíveis”.
A riqueza de detalhes das ilustrações, sensíveis ao toque, atraiu o público, que quis conferir, de perto, a produção. Alguns dos livros possuem cheiros e até sons, para que os alunos possam desfrutar da leitura. Para a professora Patrícia Lourenço, que participou do curso de formação em braille, é gratificante perceber a evolução no nível de leitura dos alunos. “É uma satisfação ver as crianças conseguindo ler os livros, folheando as páginas, entendendo a ilustração, conseguindo interagir com o livro”, comemora.