terça-feira, 3 de maio de 2011

Rede Municipal de Ensino de Niterói lança o livro ‘10° Concurso de Incentivo à Leitura: Poesias’ em homenagem ao escritor Luis Antônio Pimentel



Nesta quarta-feira, dia 4 de maio, a Secretaria e a Fundação Municipal de Niterói (SME/FME) realizam o lançamento do livro ‘10° Concurso de Incentivo à Leitura: Poesias’, a partir das 16 horas, na Sociedade Fluminense de Fotografia. Trata-se de uma obra composta por textos e ilustrações de alunos da Rede. O tema desta edição é ‘Luis Antônio Pimentel: Memórias e Fotografias do Cotidiano’. 

De acordo com a secretária municipal de Educação de Niterói, Maria Inês Azevedo de Oliveira, esta ação pedagógica tem como base um conjunto de atividades voltadas à melhoria da produção escrita e ao incentivo à leitura. “Essas habilidades significam um determinante fator de inclusão social na vida cotidiana”, destaca Inês, lembrando que, pela primeira vez, os estudantes da Rede tiveram contato direto com o homenageado do concurso.

O memorialista brasileiro Luis Antônio Pimentel é um dos precursores do haicai no Brasil e ajudou a divulgar este estilo de poesia que aprendeu quando estudou no Japão, entre 1937 e 1942. Sua vasta obra literária conta com livros como ‘Contos do Velho Nipon’ (1940), ‘Tankas e Haicais’ (1953), ‘Taparinos Tupis de Niterói’ (1980) e ‘Praias de Niterói’, em 28 pequenos poemas.

Na ocasião, haverá ainda o lançamento da obra ‘Crônicas para a Cidade Amada’, organizada pelo professor Arnaldo Niskier, com chancela da Academia Brasileira de Letras. O livro é composto por uma coletânea de crônicas sobre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro e contêm o texto ‘Orgulho Niteroiense’, de autoria da professora Ismênia de Lima Martins.

Serviço: A Sociedade Fluminense de Fotografia fica localizada na Rua Dr. Celestino, n° 115, Centro – Niterói.