
De acordo com a secretária municipal de Educação de Niterói, Maria Inês Azevedo de Oliveira, esta ação pedagógica tem como base um conjunto de atividades voltadas à melhoria da produção escrita e ao incentivo à leitura. “Essas habilidades significam um determinante fator de inclusão social na vida cotidiana”, destaca Inês, lembrando que, pela primeira vez, os estudantes da Rede tiveram contato direto com o homenageado do concurso.
O memorialista brasileiro Luis Antônio Pimentel é um dos precursores do haicai no Brasil e ajudou a divulgar este estilo de poesia que aprendeu quando estudou no Japão, entre 1937 e 1942. Sua vasta obra literária conta com livros como ‘Contos do Velho Nipon’ (1940), ‘Tankas e Haicais’ (1953), ‘Taparinos Tupis de Niterói’ (1980) e ‘Praias de Niterói’, em 28 pequenos poemas.
Na ocasião, haverá ainda o lançamento da obra ‘Crônicas para a Cidade Amada’, organizada pelo professor Arnaldo Niskier, com chancela da Academia Brasileira de Letras. O livro é composto por uma coletânea de crônicas sobre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro e contêm o texto ‘Orgulho Niteroiense’, de autoria da professora Ismênia de Lima Martins.
Serviço: A Sociedade Fluminense de Fotografia fica localizada na Rua Dr. Celestino, n° 115, Centro – Niterói.