sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Teatro ambulante BuZum chega às escolas municipais de Niterói


As escolas da Rede Municipal de Niterói recebem, em agosto, o projeto BuZum, um teatro de bonecos ambulante que funciona dentro de um ônibus e vai de cidade em cidade encantando crianças com espetáculos lúdicos e educativos. O Buzum chega por meio de uma parceria da concessionária CCR Ponte com a Secretaria e Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME).

O projeto é inspirado nos saltimbancos da Idade Média, que viajavam com seus pequenos teatros apresentando-se por onde passavam. O espetáculo infantil ‘Darwin BR’ é baseado na passagem do naturalista Charles Darwin pelo Brasil durante sua viagem ao redor do mundo. São apresentados, através da manipulação de diferentes tipos de bonecos, relatos dos registros de viagem sobre a nossa fauna e flora que tanto impressionaram e encantaram o cientista.

BuZum é um teatro ambulante, mas com todo equipamento teatral: platéia, palco, iluminação, sonorização e ar condicionado, com capacidade para receber até 50 crianças sentadas. O projeto vai visitar escolas de quatro municípios fluminenses – Niterói, São Gonçalo, Araruama e Iguaba Grande - por meio de parcerias das concessionárias CCR no Estado com as respectivas secretarias municipais de Educação.

Em Niterói, as escolas municipais nas quais o  BuZum se apresentará são: E.M André Trouche e E.M. Mestra Fininha (dia 6), E.M. Maralegre (dia 07), E.M. Dom José e E.M. Jacinta Medela (dia 08), E.M. João Brazil (dia 22), E.M. Júlia Cortines (dia 23) e E.M. Ayrton Senna (dia 24).