quarta-feira, 30 de maio de 2012

O rugby como inserção social

O rugby como inserção social 

O esporte paraolímpico é importante para o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais. E em 2016, o Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Paralímpicos. Pensando nisso, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) desenvolveu o projeto de cadeiras de rodas para a prática do rugby entre crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos. Os primeiros 10 exemplares foram entregues no início de abril para a Escola Municipal Paulo Freire, em Niterói.
A fabricação das cadeiras é parte do projeto de desenvolvimento de equipamentos para massificação do Rugby a partir da inclusão do esporte na Rede Pública de Ensino, coordenado pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), tendo como parceiros as secretarias municipais de Educação e de Esportes de Niterói, a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), o Niterói Rugby Football Clube e a empresa Alphamix.
Desenvolvidas por profissionais da área de Desenho Industrial do INT, as cadeiras específicas para crianças são inéditas no mundo e levam em conta as dimensões e as necessidades específicas do grupo elegível para o esporte, que são paraplégicos com comprometimento em pelo menos três membros, incluindo tetraplégicos, amputados e portadores de paralisia cerebral. Em dezembro do ano passado, durante o 1º. Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão de Rugby em Cadeira de Rodas, o equipamento foi avaliado como adequado aos padrões internacionais pelo coordenador de arbitragem da Federação Internacional da modalidade (IWRF) para as Américas, Gilles Brière.
A campanha “Eu jogo rugby. E você?”, que tem como piloto o município de Niterói, promove a inovação tecnológica para massificação do esporte a partir de métodos, equipamentos e capacitação de treinadores. Além da escola Paulo Freire, que servirá como polo para a prática em cadeira de rodas, cinco outras escolas já têm o rugby convencional incluído entre suas práticas de educação física.
As atividades do projeto Desenvolvimento de equipamentos para massificação do Rugby começaram em agosto de 2010. Como resultados, além das novas cadeiras de rodas, já foram apresentados os protótipos de dois equipamentos: a baliza “H”, utilizada para a marcação dos tries (que correspondem ao gol do futebol), aprimorada para melhor transporte e adaptação aos campos; e o contact pad, escudo de proteção almofadado usado nos treinos, que recebeu melhorias.

Esse é mais um exemplo de como o empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento do país.

Matéria publicada no blog "Espaço empreendedor - Pequenos negócios, grandes desafios" -http://oglobo.globo.com/blogs/espempreendedor/