segunda-feira, 2 de abril de 2012

Alunos da Rede serão beneficiados com cadeiras de rodas para projeto de rugby


Após a entrega de oito vans adaptadas para o transporte gratuito dos alunos da Rede com deficiência, a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação, alcança mais uma vitória na acessibilidade. Desta vez na prática esportiva.

Em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia, serão entregues 10 cadeiras de rodas adaptadas para estudantes da Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca, para a participação nos treinos do projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) ‘Eu jogo rugby, e você?’. A cerimônia acontecerá nesta terça-feira, dia 3 de abril, às 15 horas, na própria unidade escolar.

De acordo com a secretária municipal de Educação de Niterói, Maria Inês Azevedo de Oliveira, essa é mais uma conquista para a Rede Municipal de Ensino. “Tendo toda a nossa política pedagógica já voltada para a inclusão, o avanço do projeto de rugby só vem ampliar nossas ações”, destaca.

Ao todo, seis escolas municipais participam do projeto ‘Eu jogo rugby, e você?’. São elas: João Brazil, Horácio Pacheco, Heloneida Studart, Maestro Heitor Villa Lobos, Ayrton Senna e Paulo Freire. Antes de receberem as cadeiras de rodas adaptadas às suas estruturas físicas, os alunos com deficiência físico-motora foram avaliados através do exame antropométrico. Essa iniciativa prevê a expansão dessa ação e da prática do rugby para outras unidades da Rede.

Os principais objetivos do projeto são a massificação da modalidade e a prática esportiva acessível e inclusiva. O ‘Eu jogo rugby, e você?’, além de envolver alunos com e sem deficiência, ainda realiza capacitações na prática do “Rugby em Cadeiras de Rodas’ para os professores de Educação Física. Vale lembrar que essa ação está inserida na Rede Municipal de Ensino de Niterói desde 2010 e as escolas já aplicam as aulas com kits que receberam para a atividade.