sexta-feira, 9 de março de 2012

Prorrogadas as inscrições para II CONFEMEN que revisará Plano Municipal de Educação


Para que seja garantida uma efetiva participação de segmentos privados e públicos, foi prorrogado até o dia 21 de março o prazo de inscrições para a II Conferência Municipal de Educação de Niterói (CONFEMEN) a ser realizada entre os meses de abril e maio.

Tendo como um dos objetivos eliminar de vez o analfabetismo na cidade, que já tem um dos menores índices do Estado, a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação (SME/FME), convida os interessados para a participação e o credenciamento através do endereço eletrônico http://2conferenciame.nucleoead.net/moodle/.

O encontro visa a analisar e revisar o Plano Municipal de Educação (PME) previsto pela Lei n° 5332/08, de autoria do deputado estadual Comte Bittencourt, que estabelece prazos para que os municípios aprovem seus Planos de Educação sob a pena de perderem os recursos repassados pelo Estado. Enquanto alguns ainda não têm o texto elaborado, a cidade de Niterói já está em fase de revisão, que vem sendo acompanhada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Além do foco na extinção do analfabetismo, o PME também prioriza a universalização do atendimento escolar, a melhoria da qualidade de ensino, a formação para o trabalho e a promoção humanística, científica e tecnológica. Vale lembrar que o documento foi construído pela sociedade niteroiense com planos e metas a serem cumpridos e está integrado aos Planos Estadual e Nacional de Educação, sem perder de vista a realidade, a vocação e as políticas públicas niteroienses.

É importante ressaltar ainda que qualquer membro da sociedade pode ter acesso ao Plano Municipal de Educação. Basta acessar o site www.educacao.niteroi.rj.gov.br ou comparecer à sede da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, no Centro, para adquirir um exemplar. O endereço é Rua Visconde do Uruguai, 414.

 Destaque na alfabetização

Segundo o Censo 2010, Niterói apresenta um índice de 97,8% de pessoas alfabetizadas entre as com 10 anos. O grupo de cidadãos acima de 60 é o que apresenta maior taxa de analfabetismo, apesar de demonstrar queda na última década.

Em 2000, a taxa de analfabetismo era de 3,6% da população. O censo de 2010 provou que a porcentagem caiu para 2,3%. A maior queda foi constatada entre as pessoas com mais de 60 anos, passando de 7,6% para 5%. O número de analfabetos na cidade acima de 15 anos é de 9.247. Em relação aos alfabetizados, Niterói mostra que  428.004 pessoas sabem ler e escrever acima dos 10 anos. As mulheres são mais de 54% deste grupo.