segunda-feira, 4 de julho de 2011

Merendeiras da Rede Municipal de Educação aprendem a associar economia, qualidade e sabor através de parceria com o Sesi

A casca de abacaxi tem um maior teor de fibras que a própria polpa da fruta. Com a banana o mesmo acontece. À primeira vista, o primeiro fator que chama a atenção em constatações desta espécie é a economia. Mas não é só isso. Quem faz uso destes artifícios está, ainda, se precavendo de doenças como as cardíacas e o câncer, por exemplo.
Esta é uma das razões que a Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME) investem na parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) através do programa Cozinha Brasil que estimula o preparo dos alimentos de modo inteligente e sem desperdício. De acordo com a coordenadora do setor de Nutrição da SME/FME, Márcia Neto, 60 merendeiras vinculadas à Rede terminam nesta terça-feira, dia 5, um curso voltado ao tema.
“Elas se inscreveram voluntariamente para o curso e, agora, estão aptas a fazer uso dos alimentos desta forma saudável e econômica. Esta já é a segunda vez que a SME/FME participa desta parceria que tem rendido bons resultados para a nossa Rede”, afirma Márcia.
De acordo com a nutricionista do Sesi, Kelly Gomes, a ideia também contempla empresas, associações, órgãos não-governamentais e até instituições religiosas. Ela afirma que o que chama mais atenção nas diferentes comunidades onde atua é mesmo a associação do valor nutritivo e do baixo custo nas receitas.
“Os resultados são sempre positivos com 96% de aprovação entre os participantes. Afinal de contas, é sempre agradável combinar qualidade, economia e sabor numa mesma receita”, conclui.