quinta-feira, 4 de abril de 2013

Educação municipal de Niterói realiza I Jornada de Ensino Fundamental em tempo integral


A Subsecretaria municipal de Educação, realizou na manhã desta quarta-feira (03.04), no auditório da Unilassale, a I Jornada de Ensino Fundamental em tempo integral da Rede Municipal de Educação de Niterói. A ocasião, que contou com uma vasta programação, teve palestra da professora Lia Faria e presença do secretário municipal de Educação Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro.

Segundo ele, o evento já é produzido, concebido e imaginado pela recém instituída Comissão Especial Professor Dácio Tavares Lôbo Júnior. “Vamos sistematizar a reflexão e elaborar um relatório preliminar a ser submetido ao debate coletivo na rede a respeito da implantação do ensino fundamental em tempo integral”, disse Waldeck Carneiro.

De acordo com a diretora do Ensino Fundamental, Viviane Merlim, a primeira jornada demarca ainda um processo inicial de discursão da educação do ensino fundamental em tempo integral, mas já com alguns dados e indicações teóricas.

 “Começamos este trabalho há dois meses. A própria professora Lia fez a inscrição e participou da mesa de abertura, que na ocasião, instalou a Comissão Especial “Professor Dácio Tavares Lôbo Júnior”, com a finalidade de elaborar a proposta pedagógica do Ensino Fundamental em tempo integral na rede municipal de Educação de Niterói”, recordou Viviane Merlim.

Ela disse que entre os meses de julho e agosto a rede municipal já deve estar com a proposta inicial concluída. “Agora estamos já no meio do trajeto com alguns estudos acumulados, mas ainda com o comprometimento de elaborar uma proposta pedagógica para a escola que pretendemos concretizar”, afirmou a diretora.

Aula inaugural do Pnaic no Abrigo dos Bondes marcou início do
processo de curso de formação para professores

Segundo Viviane Merlim, a aula inaugural do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que aconteceu em março no Centro Cultural Abrigo dos Bondes, Espaço Antônio Callado, foi um marco no início do processo longo de dois anos de cursos de formação para professores que atuam no primeiro ciclo do ensino fundamental.

“A gente acredita que isso vai nos ajudar a melhorar a qualidade da educação das crianças e vamos conseguir alcançar a meta que é ter todos os meninos e meninas alfabetizados até os oito anos de idade. A rede municipal de ensino já faz uma discussão neste sentido e vamos aumentar  e incentivar mais esta formação”, disse Viviane Merlim.