A Subsecretaria municipal de Educação,
realizou na manhã desta quarta-feira (03.04), no auditório da Unilassale, a I
Jornada de Ensino Fundamental em tempo integral da Rede Municipal de Educação
de Niterói. A ocasião, que contou com uma vasta programação, teve palestra da
professora Lia Faria e presença do secretário municipal de Educação Ciência e
Tecnologia, Waldeck Carneiro.
Segundo ele, o
evento já é produzido, concebido e imaginado pela recém instituída Comissão
Especial Professor Dácio Tavares Lôbo Júnior. “Vamos sistematizar a reflexão e
elaborar um relatório preliminar a ser submetido ao debate coletivo na rede a
respeito da implantação do ensino fundamental em tempo integral”, disse Waldeck
Carneiro.
De acordo com a
diretora do Ensino Fundamental, Viviane Merlim, a primeira jornada demarca
ainda um processo inicial de discursão da educação do ensino fundamental em
tempo integral, mas já com alguns dados e indicações teóricas.
“Começamos
este trabalho há dois meses. A própria professora Lia fez a inscrição e
participou da mesa de abertura, que na ocasião, instalou a Comissão Especial
“Professor Dácio Tavares Lôbo Júnior”, com a finalidade de elaborar a proposta
pedagógica do Ensino Fundamental em tempo integral na rede municipal de
Educação de Niterói”, recordou Viviane Merlim.
Ela disse que
entre os meses de julho e agosto a rede municipal já deve estar com a proposta
inicial concluída. “Agora estamos já no meio do trajeto com alguns estudos
acumulados, mas ainda com o comprometimento de elaborar uma proposta pedagógica
para a escola que pretendemos concretizar”, afirmou a diretora.
Aula
inaugural do Pnaic no Abrigo dos Bondes marcou início do
processo de
curso de formação para professores
Segundo Viviane
Merlim, a aula inaugural do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa
(Pnaic), que aconteceu em março no Centro Cultural Abrigo dos Bondes, Espaço Antônio Callado, foi um marco no início do processo
longo de dois anos de cursos de formação para professores que atuam no primeiro
ciclo do ensino fundamental.
“A gente
acredita que isso vai nos ajudar a melhorar a qualidade da educação das
crianças e vamos conseguir alcançar a meta que é ter todos os meninos e meninas
alfabetizados até os oito anos de idade. A rede municipal de ensino já faz uma
discussão neste sentido e vamos aumentar e incentivar mais esta formação”,
disse Viviane Merlim.