quarta-feira, 24 de abril de 2013

Trilhas da Leitura leva famílias ao Campo de São Bento

Um show da cantora, compositora e escritora niteroiense Bia Bedran marcou, neste sábado (20.4), no Cambo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, a estreia do projeto Trilhas da Leitura, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói. O Trilhas da Leitura é um projeto itinerante de fomento à leitura, que contemplará praças, parques e comunidades de todos os bairros da cidade, levando atividades que mobilizem e sensibilizem crianças e jovens para o mundo dos livros. 

Centenas de pais e crianças participaram das atividades no Campo de São Bento. Além da apresentação de Bia Bedran, os pequenos puderam participar de várias atividades com contadores de estórias, oficinas de desenho e origami. O acervo de livros infantis da Biblioteca Municipal Cora Coralina também foi disponibilizado para a criançada.
Alunos de escolas municipais foram levados pelas diretoras das unidades e também foram beneficiados com as atividades educativas.

O prefeito em exercício de Niterói, Axel Grael, e o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, prestigiaram a abertura do projeto, cuja previsão é contemplar a praça do Engenho do Mato em sua próxima edição. 

“O Trilhas da Leitura é um projeto belíssimo, que vai estar em várias partes da cidade fazendo com que as crianças se interessem pela leitura e pela cultura. Eu acho que isso é muito importante. A gente precisa das famílias se apropriando desses espaços, as praças, os parques, que são públicos, que precisam dessa vitalidade e presença das pessoas. A Secretaria de Educação está levando educação para além dos muros das escolas”, afirmou Grael.

Waldeck Carneiro destacou que o Trilhas da Leitura é um projeto que aconteceu entre 2006 e 2007 e está sendo retomado. Ele também informou que objetivo é levar as atividades para áreas públicas em todas as regiões de Niterói.

“Esse projeto consiste em atividades ao ar livre, nos principais logradouros públicos da cidade, para contribuir com a formação de leitores realizando atividades literárias. Nós agora estamos retomando esse projeto. É uma atividade que demonstra o compromisso do governo com a educação para além do espaço das escolas. Educação se faz na cidade, por isso esse projeto pretende valorizar a leitura como prática social e cultural, em um ambiente com muita alegria e alto astral das crianças”, disse o secretário.

Bia Bedran foi escolhida como madrinha do projeto. Além do show, onde contou histórias conhecidas e cantou músicas que encantam várias gerações, Bia também autografou o seu mais novo livro, “O Menino que foi ao Vento Norte”. A cantora disse que estava muito feliz por ter sido convidada para ser a madrinha do projeto. 

“Espero que esse projeto tenha muita força, muitas asas de páginas de livros para as crianças em todas as praças de Niterói e para que a gente perceba esse movimento das famílias junto com seus meninos e música junto com os contadores de estórias, que possam fazer esse evento marcar para sempre os corações das crianças. O livro, as estórias, marcam para sempre os corações das crianças. Dar voz a esse projeto e aos livros tem tudo para ser um sucesso total. Estou muito feliz de estar aqui inaugurando o Trilhas da Leitura”, afirmou Bia Bedran.








sexta-feira, 19 de abril de 2013


Dia da Voz é celebrado com evento sobre saúde vocal


Para celebrar o Dia Mundial da Voz, em 16 de abril, Niterói promoveu uma ampla programação voltada especialmente para os professores. A Campanha da Voz 2013 organizada pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro com a colaboração da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), através do Núcleo de Atenção Saúde do Servidor (Nass) e do Programa Saúde Vocal (Pravoz) contou com palestras, depoimento de superação de adoecimento vocal, exibição de filme, oficina e apresentações musicais.

As atividades aconteceram, na última quarta-feira (17.04), na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) vice-prefeito Eduardo Travassos e na quinta-feira (18.04) no Núcleo de Produção Digital (NPD) para professores recém admitidos.  
O evento tem como objetivo promover a prevenção da saúde vocal por meio da orientação e conscientização sobre cuidados e uso adequado da voz.

Segundo a coordenadora do Pravoz Maria Cristina Martins Costa, a partir do mês de abril todos os professores da rede municipal serão convidados para participarem da Campanha da Voz 2013. “A programação prossegue a partir do mês de abril. Vamos oferecer cursos de formação continuada gratuitos para professores, pois todo indivíduo, principalmente aquele que utiliza a voz como fonte de trabalho, deve ter alguns cuidados de saúde e higiene vocal”, ressaltou a coordenadora.
Para apresentar uma boa saúde vocal é necessário ter consciência do que é permitido realizar, o que deve ser evitado e, principalmente, o que é extremamente proibido. Quando qualquer sintoma ou dificuldade em relação ao nível vocal é percebido, é preciso procurar um médico Otorrinolaringologista, bem como um orientador de técnicas e cuidados vocais, o Fonoaudiólogo.
Conheça algumas orientações que propiciam saúde vocal, em especial aqueles que trabalham com a voz:
• Manter a postura correta enquanto se trabalha com a voz, alinhando o eixo cabeça-pescoço e costas de forma relaxada.
• Realizar o aquecimento e desaquecimento vocal antes e após os esforços vocais, através de exercícios aprendidos nas sessões de Técnica Vocal.
• Manter o aparelho fonador hidratado, bebendo uma média de 2 litros de água por dia, em temperatura ambiente.
• Ter uma alimentação saudável, rica em alimentos leves e de fácil digestão (frutas, legumes, vegetais, peixe, frango).
• Ingerir frutas cítricas ou o sumo dessas frutas, pois auxiliam na absorção do excesso de secreções, a maçã, por exemplo, tem propriedades adstringentes.
• Fazer repouso vocal após o uso intenso da voz.
• Relaxar e trabalhar o controle emocional através de técnicas específicas.
• Praticar exercício físico regularmente, como natação, ciclismo, aeróbica etc (respiração e alongamento dos músculos).
• Sempre que possível, respirar pelo nariz.
• Aprender a ouvir a própria qualidade vocal, de forma que reconheça o esforço vocal e as tensões desnecessárias a fim de evitá-las.
• Dormir 8 horas por noite e repousar nos períodos de maior trabalho vocal.
• Em caso de sintomas ou dificuldades a nível vocal, consultar um Otorrinolaringologista ou um orientador de Técnica Vocal.
Além de seguir tais orientações, sugere-se que evite determinadas situações:
• Evitar frequentar ambientes ruidosos, antes e depois do esforço vocal.
• Evitar a permanência em ambientes refrigerados ou aquecidos por ar condicionado, pois retiram a umidade do ar dos ambientes.
• Evitar ambientes com poeiras, mofo ou cheiros fortes e irritantes.
• Evitar tossir ou pigarrear, já que favorecem o atrito nas cordas vocais; opte por engolir saliva ou beber água.
• Evitar usar a voz em excesso após ingestão de grandes quantidades de aspirina, calmantes ou diuréticos, pois resseca a mucosa.
• Evitar alimentos pesados, muito condimentados ou gordurosos antes de deitar, evitando o refluxo gastroesofágico.
• Evitar também esses alimentos antes do esforço vocal.
• Evitar esforços vocais durante o período pré-menstrual, já que as alterações hormonais facilitam o desenvolvimento de disfonias.
• Moderar o consumo de café, chá preto e bebidas com gás, entre outras bebidas irritantes.
• Evitar o consumo de leite e derivados antes de intensa atividade vocal, pois aumentam a secreção de muco no trato vocal.
• Evitar as roupas apertadas junto ao pescoço e cintura (golas altas, cintos apertados, calças ou saias muito justas) e sapatos de salto alto.
• Evitar falar enquanto se faz exercício físico.
Certas atitudes são consideradas extremamente proibidas, quando se refere a saúde vocal. Conheça algumas delas:
• Proibido fumar, o cigarro é inimigo de quem trabalha com a voz.
• Nunca fazer esforço vocal ou cantar quando não se apresenta boas condições de saúde, principalmente estados gripais ou crises alérgicas.
• Nunca expor o aparelho fonador a choques térmicos, como mudanças bruscas da temperatura do ar e alimentos ou bebidas geladas ou muito quentes.
• Evitar locais poluídos com fumaças.
• Nunca tomar medicamentos por conta própria; o uso de pastilhas, sprays ou anestésicos sem orientação médica pode agravar os sintomas e ter graves consequências.
• Evitar ingerir chás e infusões de efeito desconhecido, pois nem sempre resolvem o problema e podem acabar por irritar ou ressecar as mucosas.
• Não utilizar álcool ou qualquer outro tipo de drogas como desinibidores, pois ressecam e anestesiam a garganta, provocando abusos vocais.
• Evitar gritar, falar muito alto ou sussurrar, pois causa atrito exagerado das cordas vocais.
• Não trabalhar a voz ou ensaiar por mais de uma hora sem descanso, entre outros.
Profissionais da educação interessados em participar da Campanha da Voz 2013 podem procurar o Pravoz na Rua Visconde de Uruguai, número 300 — Espaço 300 — telefone: 2704-2048.

Tudo pronto para mais uma edição dos Jogos Escolares de Niterói


A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói divulgou, nesta semana, o boletim com datas e locais da primeira rodada dos Jogos Escolares de Niterói (JEN) que é a maior competição entre escolas do município de Niterói, e que tem a parceria da Fundação Municipal de Educação (FME). Os jogos vão começar na próxima quarta-feira (24.04).

O JEN conta com a participação de cerca de três mil estudantes, distribuídos em 48 escolas, sendo 34 particulares e 14 da rede pública e vai ter  900 partidas, divididas entre onze modalidades até novembro. Entre os esportes debutantes na competição estão o rugby e o badminton.

Sobre a participação da família na torcida dos alunos, Luiz Roberto explica que apesar do desejo de ter os pais nas arquibancadas, os jogos no turno da tarde serão mantidos para não prejudicar parte dos estudantes.

“O problema dos jogos à noite são os alunos da Zona Norte. Temos essa preocupação, já que a maioria das partidas acontecem na Zona Sul, o que dificulta o retorno desses alunos para casa. Mas, por outro lado, temos a preocupação dos familiares participarem do evento. Vamos buscar o equilíbrio, mas já posso adiantar que as finais serão no início da noite para que a torcida possa comparecer”, garantiu.

Recorde de participação das escolas municipais
Entre as 48 escolas na edição 2013 dos Jogos Escolares de Niterói, 14 são municipais. O presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), José Henrique Antunes, afirma que a participação das escolas públicas nas competições é muito importante. “A educação esportiva auxilia no desenvolvimento físico e no caráter do aluno enquanto cidadão”, disse.

O diretor dos jogos, o professor Luiz Roberto, afirma que a grande preocupação da organização do evento é trabalhar em cima da interação entre os alunos.

“Desde o início a nossa primeira preocupação foi de aumentar a participação das escolas municipais. Queremos eles participando com qualidade e que os jogos sejam um momento de encontro da juventude de Niterói, que seja um espaço de conversa, além do universo de competição que já é natural”, comentou.

As escolas municipais que participam dos jogos são: Alberto Torres, Altivo César, Ayrton Senna, Francisco Portugal Neves, Honorina de Carvalho, Infante Dom Hemrique, João Brazil, José de Anchieta, Levi Carneiro, Maestro Heitor Villa Lobos, Paulo Freire, Rachide da Glória Salim Saker, Santos Dumont e Sítio do Ipê.
Mais informações do JEN acesse: www.facebook.com/JogosEscolaresDeNiteroi ou  www.educacaoniteroi.com.br

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Prefeito Rodrigo Neves retoma projeto "Patrulha Escolar" e atinge 100% das metas da educação nos primeiros 100 dias do seu governo


Atingindo 100% das metas estabelecidas para a área de educação no
plano dos primeiros 100 dias do seu governo, o prefeito de Niterói,
Rodrigo Neves, anunciou nesta segunda-feira (8/4) a retomada do
projeto "Patrulha Escolar" que vai garantir a segurança das escolas do
município e o entorno delas.

Paralisado desde 2009, o "Patrulha Escolar" contará com dez veículos
da Guarda Municipal que vão policiar o entorno das 74 escolas da rede
municipal de ensino, incluindo as UMEIs (Unidades de Educação
Infantil), mas que também darão atenção especial para as instituições
estaduais e privadas. Ele é uma parceria entre as secretarias
municipais de Educação, Ciência e Tecnologia com a Ordem Pública.
Nesta nova etapa, o número de veículos usados será o dobro do antigo
projeto.

A "Patrulha Escolar" contará com 20 guardas municipais e funcionará
nos três turnos (manhã, tarde e noite). Sete veículos vão cuidar do
patrulhamento e três na supervisão geral. O investimento, segundo o
secretário municipal de Educação e Ciência e Tecnologia, Waldeck
Carneiro, foi de R$ 300 mil.

"Com o Patrulha Escolar, certamente, teremos uma escola muito melhor e
ainda mais segura. Esse projeto atende às reinvidicações dos
professores, educadores, pais e mães dos alunos para melhorar a
segurança nas escolas e se integra ao plano de metas de 100 dias do
nosso governo. O Patrulha Escolar vai cuidar não só do entorno das
escolas municipais mas também do Estado e as particulares. Com gestão,
atitude, presença e planejamento, vamos aos poucos resgatar a
qualidade de vida de nossa cidade", disse o prefeito.

O prefeito citou o cumprimento de outras metas do plano de 100 dias na
área de educação como o lançamento do programa "Mais Infância", que
será responsável pela construção de 20 novas Unidades de Educação
Infantil (UMEIs) até 2016 em parceria com o governo federal, a cessão
de um terreno no bairro do Sapê para a construção da sede do IFRJ
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de
Janeiro), a primeira de Niterói, além da criação de um comitê que está
elaborando uma proposta de ensino fundamental integral na rede de
educação municipal.

"A educação deu um show nestes 100 dias", afirmou o prefeito.

Para o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck
Carneiro, a reativação do "Patrulha Escolar" mostra que o atual
governo está preocupado e comprometido em tornar mais seguro o
ambiente nas escolas do município.

"O Patrulha Escolar foi um dos projetos mais bem sucedidos na área de
educação e sua reativação atende a uma grande expectativa das escolas.
Esse policiamento de proximidade, comunitário, preventivo, de
orientação, inibe, evita ocorrências como brigas entre alunos e
tráfico de drogas. Quando funcionava, a Patrulha Escolar tinha uma
relação de muita colaboração e diálogo com as escolas. Acho que, em
breve, teremos uma repercussão positiva", afirmou o secretário.

O secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Jardim, afirmou que os
guardas municipais que vão trabalhar no "Patrulha Escolar" foram
treinados para serem parceiros dos professores, diretores e alunos.

"Nossos guardas foram devidamente treinados para lhe dar com a rotina
das escolas, interagirem com os diretores, professores e alunos
passando uma mensagem de proteção. Será uma ação de prevenção e também
pró-ativa. Esperamos também contribuir para o processo de formação do
cidadão, fazendo palestras e dando bons exemplos", afirmou Jardim.

O prefeito se reuniu com a equipe da Guarda Municipal que vai
trabalhar no "Patrulha Escolar" e desejou boa sorte a todos. Rodrigo
Neves reafirmou o compromisso com os guardas da implantação do RAS
(Regime Adicional de Serviço), medida que já foi aprovada em primeira
discussão pela Câmara dos Vereadores.

Pelo RAS, os guardas municipais poderão tirar serviços nos dias de
folga e receber um adicional por cada dia extra trabalhado. Com ele,
um agente da segurança municipal que trabalhar em dez plantões de 12
horas terá seu salário dobrado no fim do mês





sexta-feira, 5 de abril de 2013

Escola Municipal Paulo Freire é destaque em rede nacional


A Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Fonseca, em Niterói, recebeu a equipe do quadro Programa Especial, da Rede Brasil. A equipe de televisão vai mostrar a realidade de alunos com necessidades especiais atendidos na sala de recursos da escola da rede municipal de Niterói. A reportagem será apresentada na manhã deste sábado, (06.04), às 10h30min. pelos canais: 2 da TV aberta, 116 da Sky ou 18 da Net. Na internet o endereço é: http://programaespecial.com.br/






Waldeck reinstala o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, após quase 4 anos de inatividade


O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, reinstalou e deu posse, nesta quinta-feira (04), em cerimônia de destaque no auditório da Fundação Oscar Niemeyer, aos 18 membros do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcitec) de Niterói, que estava desativado há cerca de quatro anos.

 Segundo Waldeck Carneiro, este conselho é responsável pela formulação da política pública de ciência e tecnologia no município. “Niterói é uma cidade universitária com 40 mil estudantes e um corredor de conhecimento que conta com a presença de várias instituições de pesquisa e de ensino superior, entre elas, a Universidade Federal Fluminense (UFF). Temos uma cidade com potencial de produção muito concreto e precisamos do pleno funcionamento do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia”, disse o secretário.

 A novidade é que, desta vez, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) conta com uma integrante de peso no grupo: a vice-presidente Educacional da Rede, professora Maria Cristina Lacerda Silva. A pasta trata dos assuntos ligados às organizações não governamentais e entidades sem fins lucrativos.

 A convite do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e do secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia do município, Waldeck Carneiro, a professora e outros nove representantes de diversas instituições de ensino passaram a ocupar funções importantes para a orientação e desenvolvimento de projetos inovadores que utilizem como base a Ciência e Tecnológica na região.



 “Nós temos uma extensa pauta de trabalho a ser realizada pelo conselho que ficou por alguns anos sem ação. Iremos elaborar um plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, temos na agenda um fórum regional que reunirá pensadores em torno dos desafios e possibilidades do campo da tecnologia tanto no Leste Fluminense quanto no Rio de Janeiro. Estamos trabalhando com vários setores da inteligência para que possamos trazer conceitos, ideias e soluções inovadoras”, concluiu o secretário Waldeck Carneiro.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Educação municipal de Niterói realiza I Jornada de Ensino Fundamental em tempo integral


A Subsecretaria municipal de Educação, realizou na manhã desta quarta-feira (03.04), no auditório da Unilassale, a I Jornada de Ensino Fundamental em tempo integral da Rede Municipal de Educação de Niterói. A ocasião, que contou com uma vasta programação, teve palestra da professora Lia Faria e presença do secretário municipal de Educação Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro.

Segundo ele, o evento já é produzido, concebido e imaginado pela recém instituída Comissão Especial Professor Dácio Tavares Lôbo Júnior. “Vamos sistematizar a reflexão e elaborar um relatório preliminar a ser submetido ao debate coletivo na rede a respeito da implantação do ensino fundamental em tempo integral”, disse Waldeck Carneiro.

De acordo com a diretora do Ensino Fundamental, Viviane Merlim, a primeira jornada demarca ainda um processo inicial de discursão da educação do ensino fundamental em tempo integral, mas já com alguns dados e indicações teóricas.

 “Começamos este trabalho há dois meses. A própria professora Lia fez a inscrição e participou da mesa de abertura, que na ocasião, instalou a Comissão Especial “Professor Dácio Tavares Lôbo Júnior”, com a finalidade de elaborar a proposta pedagógica do Ensino Fundamental em tempo integral na rede municipal de Educação de Niterói”, recordou Viviane Merlim.

Ela disse que entre os meses de julho e agosto a rede municipal já deve estar com a proposta inicial concluída. “Agora estamos já no meio do trajeto com alguns estudos acumulados, mas ainda com o comprometimento de elaborar uma proposta pedagógica para a escola que pretendemos concretizar”, afirmou a diretora.

Aula inaugural do Pnaic no Abrigo dos Bondes marcou início do
processo de curso de formação para professores

Segundo Viviane Merlim, a aula inaugural do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que aconteceu em março no Centro Cultural Abrigo dos Bondes, Espaço Antônio Callado, foi um marco no início do processo longo de dois anos de cursos de formação para professores que atuam no primeiro ciclo do ensino fundamental.

“A gente acredita que isso vai nos ajudar a melhorar a qualidade da educação das crianças e vamos conseguir alcançar a meta que é ter todos os meninos e meninas alfabetizados até os oito anos de idade. A rede municipal de ensino já faz uma discussão neste sentido e vamos aumentar  e incentivar mais esta formação”, disse Viviane Merlim.




terça-feira, 2 de abril de 2013

Waldeck Carneiro participa de premiação do Concurso de Ideias do Cinema Icaraí


Na manhã desta segunda-feira (01.04), o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, participou, na Universidade Federal Fluminense (UFF), da cerimônia de premiação aos vencedores do Concurso de Ideias do Cinema Icaraí. O evento aconteceu no auditório da Escola de Engenharia, no Campus da Praia Vermelha, Rua Passo da Pátria, 156, São Domingos, Niterói.

Durante o evento, o público poder ver a exposição das ideias vencedoras. O objetivo do concurso foi selecionar a melhor proposta de projeto para recuperação e revitalização arquitetônica do prédio do Cinema Icaraí.

Waldeck Carneiro, que participou da entrega da premiação, ressaltou a relevância histórica e o valor afetivo que o cinema tem para a cidade. “Salvamos a transformação do Cinema Icaraí em mais um espigão. Agora a luta da UFF, com todo apoio da Prefeitura de Niterói, é a liberação dos recursos junto ao Ministério da Educação para as obras de reforma e restauração”, comemora o secretário.  

A equipe com a primeira colocação é formada pelos estudantes Bruno Amadei Machado, David Baptista Lima de Mendonça, Lívia Borges Romariz, Natália Asfora Moutinho e Raissa Macedo Gerheim, da UFF e UFRJ. O projeto foi orientado pela professora Rosina Trevisan Martins Ribeiro, com coorientação de Andrés Martín Pássaro e consultoria de Maria Lygia Alves de Niemeyer e Patrizia Di Trapano. O grupo foi contemplado com um prêmio de R$ 5 mil.