quarta-feira, 27 de março de 2013

Prefeito Rodrigo Neves inaugura UMEI na Vila Ipiranga


Reafirmando o compromisso de seu governo de cuidar dos que mais precisam, especialmente as crianças e a população mais pobre, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou na manhã desta quarta-feira (27/03) a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Professora Marilza da Conceição Rocha Medina, na comunidade Vila Ipiranga, no Fonseca, na zona norte da cidade.
  
A UMEI da Vila Ipiranga integra o programa "Mais Infância", de expansão de 80% da rede de educação infantil do município. Até 2016, 20 novas creches serão construídas na cidade, sendo cinco delas ainda este ano. O projeto tem o apoio do governo federal.

Recebido com festa pela comunidade, o prefeito se emocionou e chorou ao falar da sua relação com a Vila Ipiranga. Ele lembrou que sua mãe, Maria Luiza Neves Barreto, foi diretora e professora da escola escola municipal Dom José Pereira Alves, que fica na comunidade. Rodrigo Neves chamou sua mãe para subir ao palco e deu-lhe um abraço emocionado. O prefeito citou também que começou pela Vila Ipiranga a sua militância pelas comunidades.


"Esse dia é especial demais. Esse nosso encontro aqui é carregado de simbolismos. Comecei muito cedo aqui andando pela Vila Ipiranga, buscando a organização do povo. Estou muito emocionado. Quando eu olho para trás e vejo o que temos feito, isso é muito gratificante, enche o coração e a alma de energia para continuar a nossa caminhada. A inauguração desta creche é um compromisso de vida", conclamou o prefeito.


A bateria da escola de samba Sabiá, campeã do carnaval niteroiense e um coral de crianças do projeto Aprendiz recepcionaram o prefeito, que fez questão de conhecer todas as salas e dependências da nova creche, além de conversar com as mães dos futuros alunos.


Rodrigo Neves afirmou que, até o fim do ano, a Prefeitura vai inaugurar creches nas localidades do Sapê, Itaipu, Caramujo e outra no Fonseca, na rua Magnólia Brasil. Segundo ele, os governos anteriores, juntos, construíram 25 creches e sua administração vai quase dobrar esse número em quatro anos. Com as novas UMEIs, o prefeito disse esperar que a cidade não tenha mais problemas na oferta de vagas para a educação infantil


O prefeito lembrou que herdou uma situação dramática do ponto de vista financeiro e fiscal, com os salários de dezembro  dos servidores atrasados e dívidas de cerca de R$ 600 milhões. Entretanto, segundo ele, graças ao apoio da Câmara Municipal, conseguiu extinguir dez secretarias, nove administrações regionais e uma autarquia (a Niter). Segundo ele, apesar da crise, o trabalho da Prefeitura não parou.
 

"Estamos cortando onde temos que cortar para investir na qualidade de vida da população, sobretudo da população mais pobre. A cidade está preparando diversos investimentos, como a revitalização do centro, a conclusão da obra do mergulhão, a Transoceânica e a construção de um novo hospital materno infantil do Getulinho  Esperamos dentro de quatro anos transformar Niterói na melhor cidade do Brasil para se viver", afirmou.


Em seu discurso, o prefeito citou a união do município com os governos estadual e federal que, segundo ele, tem sido fundamental para que Niterói saia da crise.


Funcionamento
A UMEI da Vila Ipiranga começa a funcionar na próxima segunda-feira, dia 1º de abril. O expediente será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  Ela vai oferecer 100 vagas e terá 17 professores, além da equipe de apoio. O prédio tem quatro andares, uma quadra esportiva, seis salas de aula, berçários para crianças de zero e um ano. Entre os equipamentos da nova UMEI, está uma mesa alfabética, que é um computador que ajuda na alfabetização das crianças. Do prédio, se tem uma bela vista da Baía de Guanabara.

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, afirmou que, para a inauguração da UMEI, foram feitos trabalhos de contenção de encostas próximas, a climatização de todo o edifício, a instalação de teles de proteção e grades, além da mudança de todo o espaço interno.
  
"A UMEI da Vila Ipiranga é uma construção coletiva da Prefeitura, de várias mãos, várias mentes, vários corações, com equipamentos públicos muito qualificados. Em janeiro, encontramos a creche em uma situação bem diferente de agora e graças ao compromisso do governo do prefeito Rodrigo Neves, conseguimos inaugurá-la", disse o secretário.
  
A nova UMEI presta homenagem a uma importante educadora de Niterói, Marilza Medina. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, ela se destacou como assistente social, como educadora e na construção do movimento comunitário nos anos 70 e 80. "Ela vai se eternizar não só pela obra mas pelo trabalho que será desenvolvido aqui", disse.
  
Filho de Marilza e presente na inauguração, Artur Medina, agradeceu a homenagem feita para a mãe. "É uma honra muito grande. Minha mãe desde cedo militou pela educação infantil. Aos 15 anos, ela começou a dar aula em escola pública. A inauguração desta creche realiza parte do sonho dela, que sempre lutou pelos direitos da criança", disse.

 A doméstica Juliana Azevedo Portela, de 23 anos, disse que a inauguração da UMEI foi a melhor coisa que já aconteceu na Vila Ipiranga. Ela disse que vai deixar o filho Wendell, de cinco meses, na creche, e poder trabalhar com tranquilidade. 
"Vou poder trabalhar com confiança agora porque vou deixá-lo na creche. Antigamente, levava meu filho para o trabalho. Por mais que ele seja uma criança calma, sempre causava alguma interferência”, comemorou.







JEN com participação recorde de Escolas Municipais


O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, abriu oficialmente, na noite desta terça-feira (26.3), os Jogos Escolares de Niterói (JEN), em cerimônia realizada no Clube Canto do Rio. A edição 2013 dos jogos conta com a participação de 48 escolas, sendo 12 da rede municipal de ensino, e vai reunir 3 mil estudantes da cidade com idades entre 10 e 18 anos, em 900 competições de 11 modalidades esportivas que serão realizadas no período entre março a novembro.

Ao lado do vice-prefeito Axel Grael, dos secretários de Esporte e Lazer, Marcelo Ferreira, de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, do presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, e do vice-presidente da Suderj, Álvaro Barreto, que representou o secretário estadual de Esporte, André Lazaroni, o prefeito, assistiu ao desfile das escolas participantes e entregou ao professor Ronaldo Goldoni uma placa que homenageia o profissional como o maior participante da história dos jogos tanto como atleta, professor e diretor de unidade de ensino.

Rodrigo Neves saudou os jovens atletas e os professores de Educação Física das escolas de Niterói. O prefeito também lembrou que hoje os Jogos Escolares de Niterói terão a participação de 48 escolas, e que isso representa uma vitória, já que no ano passado apenas uma unidade da rede municipal esteve presente.

“Fiz questão de estar aqui com o nosso campeão olímpico de Niterói, o nosso secretário de Esporte, Marcelo Ferreira, e com o meu vice-prefeito, o Axel Grael, que é de uma família de campeões olímpicos, para dizer que tivemos apenas dois meses para organizar os jogos, mas conseguimos que 12 escolas municipais participem, quando no ano passado apenas uma participou. Até novembro serão 900 jogos”, disse o prefeito.

Rodrigo Neves destacou, ainda, que a sua gestão coincide com o  momento extraordinário do esporte no Brasil. “Vamos ter a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016. O esporte será prioridade em Niterói, porque nossa cidade respira esporte”, afirmou o Rodrigo, que anunciou a construção de um ginásio municipal para a prática esportiva na cidade e parcerias com o governo estadual para incentivar o esporte no município.

Para Waldeck Carneiro, a integração entre os alunos nos jogos escolares é muito importante. “O papel fundamental através do esporte é a integração entre os estudantes. A concepção educacional se afirma fortemente através da educação física”, ressaltou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia.  

Também participaram da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Niterói os secretários de Governo, Rivo Gianini; de Participação Social, Anderson Pipico, além de presidentes de autarquias, diretores de escolas e pais de alunos.












terça-feira, 26 de março de 2013

Mais creche para as crianças de Niterói


Cerca de 100 crianças, de zero a cinco anos,  serão assistidas pela Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Professora Marilza da Conceição Rocha Medina, na Vila Ipiranga, no Fonseca, Niterói.  A inauguração será nesta quarta-feira, 27 de março, às 10 horas, com as presenças do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro.
Esta será a primeira de um total de cinco unidades que serão entregues até o final deste ano, conforme o Programa de Expansão da Educação Infantil, na rede municipal de Niterói, o Mais Infância.     
Serviço:

Inauguração do Umei Professora Marilza Medina

Local: Rua Conrado Barbosa,  s/nº

Data: quarta-feira (27), às 10h.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Noite de alto astral na Fundação com a palestra: “Trajetória do magistério Feminino no Brasil”


A noite de homenagem às mulheres, no auditório Amaury Pereira Muniz, na Fundação Municipal de Educação Niterói (FME), na última sexta-feira (22.03), foi marcada pelo alto astral devido à palestra “Trajetória do magistério Feminino no Brasil” ministrada pela professora Maria Felisberta Baptista da Trindade.

Sempre envolvida com os movimentos sociais organizados e pela luta pelos direitos da mulher, a ex-secretária de Educação de Niterói, com sua história de vida, arrancou aplausos de uma seleta plateia que esteve presente na fundação.


Com a organização da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres e apoio da FME e Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o mês da mulher continua sendo comemorado em Niterói. Outro momento que está sendo esperado é o painel: “Mulheres Diretoras da Rede Municipal de Educação: narrativas de decanas da gestão escolar”, que acontece no auditório da FME, nesta segunda, às 18h.


sexta-feira, 22 de março de 2013

Tudo pronto para a abertura dos Jogos Escolares de Niterói



Competições serão realizadas de 27 de março a 30 de novembro

A Fundação Municipal de Educação (FME) e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realizam nesta terça-feira (26), às 17h, a abertura do JEN (Jogos Escolares de Niterói),  no Ginásio Canto do Rio. São 49 instituições da rede pública e particular de ensino inscritas no evento. As competições serão realizadas de 27 de março a 30 de novembro. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a FME.

 Os alunos-atletas irão competir em 11 modalidades diferentes, sendo: futsal, basquetebol, ginástica rítmica, handebol, voleibol, rugby, badmington, handbeach, beach soccer, vôlei de praia e queimado. Os alunos-atletas também contam com o apoio dos cerca de 100 professores inscritos no evento.

 Serviço: Abertura do JEN (Jogos Escolares de Niterói),  no Ginásio Canto do Rio.

Data: 26/03/2013
Hora: às 17h

Waldeck Carneiro instala CME e dá posse da gestão do biênio 2013/2015


O presidente do CME (Conselho Municipal de Educação), Waldeck Carneiro - para a gestão 2013/2015 – deu posse nesta semana (segunda-feira 18.03), em cerimônia que foi realizada no auditório do Museu de Artes Contemporânea (MAC), aos membros e seus respectivos suplentes que são de comprovadas experiências em matéria de educação, indicados pelas instituições com assento no Conselho.

Segundo o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, o CME de Niterói é a instância de formulação e fiscalização da política pública de educação. “Criado por lei em 1995, o conselho tem um conjunto de missões muito importante. Entre elas, quero destacar: o acompanhamento do complexo dossiê da municipalização das escolas estaduais, a organização da segunda edição, desta vez presencial, da Conferência Municipal de Educação em 2014, a formulação da política de organização pedagógica e a implantação da proposta de ensino fundamental em tempo integral”, disse o secretário.

Waldeck Carneiro disse ainda que o conselho vai acompanhar de perto o Programa “Mais Infância”. “Um programa municipal da expansão da educação infantil que pretende inaugurar em quatro anos 20 novas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei). Um aumento de quase 80% do que nós temos hoje em termos de unidade de educação infantil”, ressaltou.

De acordo com ele, a missão central do conselho será a de refletir sobre a legislação educacional do município e, em particular, a sua própria legislação, que regulamenta o conselho no sentido de dar mais democracia ao órgão. O secretário propõe que seja ponto de pauta a questão de que o presidente do conselho não seja, necessariamente, o secretário municipal de Educação, que em última instância homologa as decisões do colegiado.  

O CME é um órgão colegiado que tem por finalidade básica promover, no âmbito de sua competência, o desenvolvimento da educação no Município e o fortalecimento do Sistema Municipal de Ensino de Niterói, atuando em estreita articulação com a Secretaria Municipal de Educação de Niterói.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Prefeito Rodrigo Neves lança programa "Mais Infância", que vai inaugurar 20 novas creches até 2016


O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou na manhã desta quarta-feira (20/03) do lançamento do programa "Mais Infância", que será responsável pela expansão de 80% da rede de educação infantil no município. O evento ocorreu no Teatro Popular do Caminho Niemeyer, no centro.

O programa prevê a construção de 20 UMEIs (Unidades Municipais de Educação Infantil) pelos próximos quatro anos. A primeira delas, na comunidade Vila Ipiranga, no Fonseca, será inaugurada no dia 27 deste mês.

Segundo o prefeito, o lançamento do "Mais Infância" só foi possível graças à duas razões. Uma delas é a saída da Prefeitura de Niterói do Cauc (Cadastro Único de Convênios), o "Serasa das Prefeituras", após quatro anos, possibilitando que o município volte a receber verbas voluntárias da União. A outra é a parceria com o governo federal que vai investir na construção e custeio das novas UMEIs através do programa Brasil Carinhoso.

 "O lançamento deste programa é resultado de todo o esforço descomunal deste governo diante do cenário de absoluta dificuldade que encontramos. A nossa administração herdou um quadro dramático na área financeira e fiscal e do desmantelamento dos serviços. No entanto, o novo governo não parou, tomou as iniciativas para o reequilíbrio das contas públicas, saiu do Cauc. O Mais Infância é a cara deste novo governo e reafirma o nosso compromisso de cuidar dos que mais precisam", disse o prefeito.

O programa "Mais Infância" será responsável pela criação de 3.000 novas matrículas na rede de educação infantil de Niterói. Atualmente, o município oferece atendimento para crianças de 0 a 6 anos em 48 unidades, sendo 26 UMEIs, que são exclusivas para educação infantil.

"Isso é uma revolução. Enquanto todos os prefeitos anteriores construíram 26 unidades de educação infantil, nós vamos construir 20 nos próximos quatro anos", afirmou Rodrigo Neves.

Até o fim deste ano, cinco novas UMEIs serão inauguradas e 750 novas vagas serão abertas. A primeira, na Vila Ipiranga, terá 100 vagas. As outras serão nos bairros de Ponto Cem Réis (80 vagas), Itaipu (100 vagas), Caramujo (300 vagas, sendo 70 em berçários) e no Sapê (170 vagas). 

As outras 15 unidades serão construídas a partir do ano que vem e a localização vai obedecer a demanda por educação infantil, considerando o mapa da oferta  e a distribuição geográfica da população até seis anos de idade.

O prefeito afirmou que o "Mais Infância" é um projeto estratégico do seu governo para recuperar a auto-estima de Niterói. tornando-lhe uma cidade moderna, mais inclusiva e sustentável e com projeção internacional

"Estamos trabalhando muito e queremos depositar no coração dos niteroienses de que o dia de amanhã será muito melhor do que hoje. Em quatro anos, esperamos tornar Niterói a melhor cidade no Brasil para se viver e trabalhar", disse o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, disse que o programa vai contribuir e muito para a organização das famílias em Niterói.

"O Mais Infância é um marco histórico na educação infantil do município. Ele vai cumprir um papel importante na organização das famílias, especialmente para mulheres. Um dos grandes desafios para a mulher trabalhadora é como organizar sua vida em relação às suas crianças. Por muitas vezes, os filhos ficam em situação de improvisação e deixam as mães intranquilas. Com um atendimento profissional, qualificado, um ambiente adequado, essas unidades de educação infantil vão dar tranquilidade às famílias, especialmente as mulheres", disse.

Fotos: Guilherme Ornellas

quarta-feira, 13 de março de 2013

Prefeito Rodrigo Neves assina termo que doa terreno para construção de Instituto Federal em Niterói




 Fotos: Janaína Gouvea
Paulo Bagueira (presidente da Câmara Municipal de Niterói), Waldeck Carneiro (secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia), Rodrigo Neves e Fernando Gusmão (Reitor do IFRJ)






O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou na manhã desta quarta-feira (13/03) o termo de cessão de um terreno na comunidade do Sapê para a construção da sede do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), a primeira no município.

Na presença do reitor do IFRJ, Fernando Gusmão, o prefeito afirmou a implantação de uma unidade do IFRJ em Niterói é uma conquista histórica. Segundo o prefeito, a sede da instituição deverá começar a ser construída nos próximos três meses (entre maio e junho) e concluída no ano que vem.

"Essa doação tão esperada é um evento de grande importância. É o primeiro instituto aqui em Niterói e se integra ao nosso esforço de melhorar o capital humano da cidade", afirmou o prefeito.


Gusmão afirmou que o investimento previsto pelo governo federal no IFRJ de Niterói é de R$ 14 milhões. O secretário municipal de Educação e de Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, disse que a instituição poderá receber até 3 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação, qualificação profissional e livres de curta duração.

Rodrigo Neves afirmou que a implantação do IFRJ em Niterói segue uma diretriz estratégica de sua administração que é a união entre os três níveis de governo (municipal, federal e estadual).

"Em função das dificuldades que herdamos, se não fosse o apoio do governo federal e da união da Prefeitura com o governo estadual, não estaríamos resistindo. Construímos uma carteira de investimentos que Niterói nunca teve, que soma cerca de R$ 700 milhões. Com essa união dos três governos, o Rio de Janeiro conseguiu superar a crise que estava vivendo há seis, sete anos e construiu uma agenda de investimentos robusta. Niterói, nestes seis, sete anos, viveu um período de desorganização. Se o Rio com problemas complexos que tinha, está superando a crise, tenho certeza que, nos próximos quatro anos, Niterói será uma das melhores cidades do Brasil para se viver e trabalhar", disse.

O prefeito afirmou que Niterói é a única cidade do Brasil e da América do Sul com uma capacidade de ter uma integração virtuosa com movimentos importantes que estão em curso: as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro, além do pré-sal e do Complexo Petroquímico (Comperj) de Itaboraí.

"Pela sua tradição esportiva e sua proximidade com o Rio, Niterói é a única cidade com capacidade de uma integração virtuosa com os investimentos para 2016. Vamos receber 15 delegações internacionais das Olimpíadas.. E pelo seu capital humano extraordinário, sua logística e a cadeia produtiva nas áreas naval e do petróleo, a cidade tem condições objetivas de se integrar também aos investimentos do pré-sal e do Comperj", afirmou.

O reitor do IFRJ, Fernando Gusmão, afirmou que a vinda do instituto para Niterói representa uma "recuperação de 100 anos".

"Acho que a vinda do instituto para Nierói recupera um bom tempo que se perdeu. Um tempo que Niteró foi excluída não sei porque. A cidade nunca foi destacada para ter um instituto deste porte, com este viés que vai do ensino continuado até a pós-graduação. Vamos criar uma grande perspectiva para os jovens deste município. Uma perspectiva de formação com qualidade", afirmou.

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, disse que a implantação do IFRJ em Niterói consolida na cidade o corredor de equipamentos federais de educação, onde já se somam a UFF (Universidade Federal Fluminense) e o colégio Pedro II.

"Vamos formar gerações que vão contribuir para muitas outras gerações. O instituto vai possibilitar que os jovens possam ocupar espaços importantes na cidade em vários segmentos como a hotelaria, o setor naval e a área tecnológica", declarou.


segunda-feira, 11 de março de 2013

Niterói disse não à violência contra a mulher


Centenas de pessoas se reuniram na praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói, na manhã deste domingo, (10.03), para a caminhada "Niterói diz não à violência contra a mulher", evento da programação da cidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Organizado pela Coordenadoria de Política e Direitos das Mulheres da Prefeitura (Codim) e pela ONG Niterói + Humana, as mulheres percorreram o trecho da praia que vai da Miguel de Frias até a Rua Mariz e Barros.

O prefeito, Rodrigo Neves, acompanhou o evento, e prestou sua homenagem às mulheres.
"As mulheres são nossas companheiras, nossas mães, nossas avós, nossas filhas. E a mulher tem que ser tratada com respeito, com carinho. Eu acho que o Brasil está entrando em um novo momento já que a mais alta autoridade é uma mulher, a presidenta Dilma, e isso demonstra que o país está avançando no sentido de igualdade de gêneros. E essa caminhada aqui tem a cara de Niterói", disse Rodrigo Neves.

A primeira-dama de Niterói, Fernanda Sixel, afirmou que a caminhada em Icaraí é um grito de alerta. "A violência contra a mulher ainda é uma realidade. Somente a caminhada não vai resolver o problema mas ela é um grito de alerta que pode suscitar o debate nas residências, no trabalho, no salão de beleza", disse.

A coordenadora do Codim, Marcilene Souto, afirmou que a Prefeitura de Niterói está comprometida na criação de políticas públicas que ajudem a reduzir a violência contra a mulher, como também que as vítimas tenham tratamento de qualidade.

"Aqui em Niterói temos no Codim um serviço de atendimento para a mulher que sofre violência.  Oferecemos serviços de assistência social, psicológico e jurídico. E a identidade da vítima é preservada. Destaco também a Lei Maria da Penha, que pune os agressores, e tem feito com que as mulheres se fortaleçam e denunciem", afirmou.

Marcilene lembrou que Niterói é a cidade pólo do Leste Fluminense na política nacional de enfrentamento da violência contra a mulher. Segundo a coordenadora do Codim, entre janeiro e fevereiro, o órgão atendeu a 65 casos de violência.

Durante o evento, as mulheres, lideradas pela primeira-dama, cantaram várias músicas como "O que é, o que é?", de Gonzaguinha e "Maria, Maria", de Mílton Nascimento.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia Waldeck Carneiro e o presidente da Fundação Municipal de Educação José Henrique Antunes participaram da caminhada distribuindo flores e desejando parabéns a todas as mulheres. “Um dia de comemorações e lutas intermináveis”, ressaltou Waldeck Carneiro.

A entidade União Brasileira de Mulheres (UBM) prestigiou a caminhada e levou uma faixa com os dizeres: "Por um mundo de igualdade, contra toda a repressão. Estiveram presentes também a titular da Delegacia de Atendimento às Mulheres (Deam) de Niterói, delegada Marta Dominguez e representantes femininas do secretariado municipal, como Verena Andreatta, secretária de Urbanismo e Mobilidade Urbana, e Maria Célia Vasconcelos, secretária Executiva da Prefeitura.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Educação de Niterói realiza Fórum dos diretores da rede municipal


texto Namir Lagos
foto: Guilherme Ornellas

Com o objetivo de promover a interação dos gestores e apresentar os principais projetos que vão ser desenvolvidos pela rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação (FME) realizaram no dia 1° de março, na sede do Projeto Grael, em Jurujuba, o Fórum de diretores e diretoras da rede municipal de educação de Niterói.

O encontro reuniu diretores e coordenadores de escolas, o vice-prefeito Axel Grael, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia Waldeck Carneiro, o presidente da FME José Henrique Antunes, a subsecretária de Educação Flávia Monteiro e o subsecretário de Ciência e Tecnologia Luiz Andrade Botelho.

Durante a reunião, o presidente da Fundação José Henrique Antunes, apresentou algumas ações da educação e revelou a data da abertura dos Jogos Escolares de Niterói (JEN), que, em parceria com a Secretaria de Esportes, será realizado no dia 26 de março no Estádio Caio Martins.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, na ocasião, falou da criação de um edital que servirá como um incentivador para que as unidades educacionais apresentem à FME projetos que precisem de fomentos, potencializando as
iniciativas e ações.

Waldeck Carneiro ainda apresentou o Programa: “Avaliar para conhecer”, que vai tratar da elaboração de um instrumento avaliativo para diagnóstico do conhecimento construído pelos alunos, garantindo o protagonismo dos professores neste processo.

“Com essa iniciativa podemos conhecer bem a situação de aprendizagem dos
nossos alunos e investir num grande programa de reforço escolar”, acrescentou
Waldeck. O secretário falou ainda que em breve as escolas vão receber técnicos com o
objetivo de melhorar a acessibilidade virtual das escolas.

No Fórum, foi firmada uma parceria do Projeto Grael com a Rede
Municipal de Educação. O Projeto é dedicado exclusivamente para alunos
da rede pública, ou quem tenha sido estudante da rede pública e tem como
objetivo promover a cultura da maritimidade bem como a ribeirinha e ampliar o
acesso aos esportes náuticos como instrumentos de educação, de estímulo à
profissionalização, de construção da cidadania e de inclusão social.

Educação Infantil foi destaque
Dando início à pauta de reunião no Fórum, a coordenadora da Educação Infantil,
Cláudia Moraes, apresentou o programa de expansão de Educação Infantil na Rede
Municipal de Educação. Segundo a coordenadora, para 20013, serão inauguradas
cinco Unidades Municipais de Ensino Infantil (Umeis). As localidades contempladas serão: Vila Ipiranga e Magnólia Brasil (Fonseca), Itaipu, Sapê e Caramujo.
“São mais de 700 vagas na educação infantil em 2013 no nosso município”, acrescentou a coordenadora Cláudia Moraes.

Presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói entrega troféu à Escola de Samba Sabiá


Texto/ Foto: Wellington Serrano

O presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), José Henrique Antunes, participou da cerimônia de entrega do Troféu Cultura Popular, nesta quinta-feira, (28.02), na Praça do Jardim São João. Na ocasião, o presidente entregou o prêmio à Escola de Samba Sabiá, que este ano veio com o enredo “Do agreste do Nordeste à terra do samba e Carnaval. Meu nome é favela. Uma história de amor entre becos e vielas”.

O prêmio, promovido pela Biblioteca Popular Cora Coralina, em parceria com a Prefeitura, Secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a FME, contempla escolas de sambas campeãs, cujos enredos fazem parte de um trabalho de pesquisa organizado anualmente pela biblioteca

Presidente da FME participa de posse da nova diretoria da Academia Niteroiense de Letras


Texto: Wellington Serrano
Fotos: Namir Lagos


O presidente da Fundação Municipal de Educação (FME) José Henrique Antunes participou da solenidade de posse da nova diretoria da Academia Niteroiense de Letras (ANL) e da celebração dos 70 anos da instituição, fundada no dia 11 de junho de 1943. O evento foi realizado na quarta-feira (06.03), no auditório Amaury Pereira Munyz, da FME.

Estiveram presentes na composição da mesa de autoridades: o chefe de Gabinete Bruno Ribeiro, representando o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro; o presidente da FME, José Henrique Antunes; a presidente da ANL, Márcia Pessanha; o presidente da Academia Fluminense de Letras (AFL), Waldenir de Bragança; o presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras, Júlio Vanni; a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, Franci Machado Darigo; a diretora do Centro Cultural Maria Sabina, Neide Barros Rego; a presidente da Associação de Profissionais Inativos da Uff (Aspi/ Uff), Aydil Preiss e a professora Iduína Mont'alverne Chaves, diretora do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni/ Uff). 

Após o discurso dos acadêmicos e convidados, Ana Maria Brandão realizou um recital de piano. No repertório para os presentes no auditório da FME de Niterói a solista tocou, entre várias obras, Chiquinha Gonzaga.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Educação municipal de Niterói se prepara para implantar escola em tempo integral


Legenda FOTO: Guilherme Ornellas ASCOM/ FME: Na mesa composta pelas autoridades a professora da UFF Margareth Martins enalteceu a criação da Comissão Especial Dácio Tavares Lôbo Júnior

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, apresentou, nesta terça-feira, (26.02), no auditório Florestan Fernandes, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), a Comissão Especial “Professor Dácio Tavares Lôbo Júnior”, que vai ter a finalidade de elaborar a proposta pedagógica do Ensino Fundamental em tempo integral na rede municipal de Educação de Niterói.

Waldeck Carneiro disse que a instalação da Comissão Especial é um marco inicial que inclusive se inclui na meta de 100 dias de governo. “Este processo se demarca com a publicação da Portaria 01/2013, de 16 de fevereiro de 2013, que instituiu oficialmente uma comissão de profissionais da rede municipal de educação que vão se debruçar pelo período de quatro a seis meses sobre este tema”, disse o secretário.

Segundo ele, a Comissão Dácio Tavares Lobo Júnior terá três grandes missões a cumprir: elaborar a documentação técnica e sobre literatura especializada com o tema da escolarização de tempo integral, visitar experiências de sucesso em outras escolas em âmbito nacional e entrevistar especialistas das universidades que estudam o assunto.

“Temos um trabalho de fôlego pela frente na análise do material documental, na produção acadêmica sobre o assunto, no que se refere às visitas em loco de experiências que estão em andamento e ainda no que diz respeito ao diálogo mais adiante com o comitê consultivo que será formado por profissionais que estão se colocando à disposição para prestar assessoria”, ressaltou Waldeck Carneiro.

O evento contou com uma palestra da professora Lia Faria. Uma das principais colaboradora de Darcy Ribeiro na implantação dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), na década dos anos 80 no Rio de Janeiro, que falou sobre a escola de tempo integral no Brasil.

Engenho do Mato terá a primeira escola de tempo integral
De acordo com Waldeck Carneiro, a primeira escola de ensino fundamental planejada para funcionar em tempo integral será construída no bairro Engenho do Mato, na Região Oceânica, em uma área da Avenida Central, que será desapropriada.

O secretário Waldeck Carneiro disse que tem previsão de que em 2013 aconteça à conclusão dos trabalhos por parte da Comissão Especial, a aprovação desta nova proposta pedagógica de tempo integral no Conselho Municipal de Educação e o completo processo de desapropriação. “Se isso acontecer, vamos dar um passo importante para já em 2014 iniciar as obras para a construção desta escola que vai ter ensino em tempo integral em ambientes pedagógicos que favoreçam a realização das atividades em diversas áreas do conhecimento”, conclui o secretário.