Foto: Luís Antonio Pimentel Crédito: Will Martins |
Para a 15º edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o mais importante evento do mercado editorial do país, que acontecerá de 1º a 11 de setembro, no Riocentro, a Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME) prepararam atividades destinadas ao público, principalmente, infantil. No estande ‘Letras de Niterói’, haverá exposição de livros e dinâmicas de incentivo à leitura. Para as pessoas com necessidades educacionais especiais, a SME/FME contará com livros em braile elaborados por profissionais da Rede.
Além dessas atividades, a SME/FME realizará, no sábado, dia 3 de setembro, o relançamento do livro de poesias ‘Luis Antonio Pimentel: Memórias e Fotografias do Cotidiano’, produto final do último Concurso de Incentivo à Leitura, que, desde 2000, acontece anualmente entre alunos da Rede Municipal de Ensino. A idealizadora e consultora do projeto, Nádia Enne, sobre a participação dos alunos na Bienal, enfatiza: “É muito importante que as crianças das escolas públicas frequentem espaços de cultura”.
As atividades da SME/FME são abertas ao público e serão realizadas na Praça Luís Antônio Pimentel, no Pavilhão Verde, batizada em homenagem ao escritor de 99 anos. Além de ser um dos grandes nomes da literatura fluminense contemporânea, ele é um dos precursores do haicai no Brasil e ajudou a divulgar este estilo de poesia que aprendeu quando estudou no Japão, entre 1937 e 1942. Sua vasta obra literária conta com livros como Contos do velho Nipon (1940), Tankas e Haicais (1953), Taparinos Tupis de Niterói (1980) e Praias de Niterói em 28 pequenos poemas.