sexta-feira, 13 de julho de 2012

Festejos julinos agitam a Rede Municipal de Ensino neste sábado, dia 14/07

Mais uma festividade julina animará a Rede Municipal de Ensino de Niterói neste sábado, dia 14 de julho. A partir das 14 horas, a UMEI Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, em Santa Rosa, abre suas portas para receber a comunidade escolar em seu ‘Arraiá do Bezerra’. Na ocasião, os participantes poderão curtir apresentações de quadrilhas, barraquinhas com brincadeiras e comidas, além de danças típicas.
Também às 14 horas, será a vez da festa julina da UMEI Denise Mendes Cárdia, em São Domingos, com diversas atividades. Um pouco antes, ao meio dia, a UMEI Portugal Pequeno, na Ponta d’Areia, agitará a comunidade com seu arraiá em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.

Serviço: A UMEI Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes fica localizada na Rua Santos Moreira, nº 58 - Santa Rosa. A UMEI Denise Mendes Cárdia, em São Domingos, fica localizada na Rua José Bonifácio, nº 56. A UMEI Portugal Pequeno fica localizada na Rua Visconde de Itaboraí, nº 20, na Ponta d’Areia.

Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina festeja sete anos nesta segunda-feira, dia 16/07

Na próxima segunda-feira, dia 16 de julho, a Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina comemora sete anos de serviços prestados à comunidade. Dentre as atividades programadas, haverá dissertação de poemas de Cora Coralina e Manuela Resende, autora com apenas 11 anos de idade e três livros publicados. O evento, que inicia às 15 horas, é gratuito.

Serviço: A Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina fica localizada na Rua Visconde de Uruguai, 300 – Centro/Niterói.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Formação continuada para 175 novos professores concursados

Entre os dias 16 e 20 de julho, a Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME) promoverão a ‘Semana de Formação Continuada’ para 175 novos professores concursados da Rede. As atividades acontecerão no auditório da FME e da Universo, a partir das 8 horas. Em pauta, ações voltadas para a melhoria do ensino-aprendizagem.    

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Rede Municipal de Educação convoca 29 servidores para diversos cargos

A Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME) acaba de convocar 29 novos servidores para a Rede. A apresentação de documentos será realizada no próximo dia 17 de julho no Espaço 300, que fica na Rua Visconde do Uruguai, 300, no Centro. Desta vez, serão ocupados sete cargos de auxiliar de portaria, cinco de agente de coordenação de turno e outras 11 de administração educacional, quatro de bibliotecário e dois de professor, sendo um de Língua Portuguesa e outro de Educação Física. A escolha de vagas, que seguirá a ordem classificatória conforme homologação do resultado final, acontecerá no mesmo local no dia 3 de agosto. A convocação foi publicada nesta quarta-feira, dia 11, no Diário Oficial do Município.

Encerramento do primeiro semestre letivo na Fundação Oscar Niemeyer

Nesta quinta-feira, dia 12 de julho, a Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói realizam o encerramento do primeiro semestre letivo, às 13 horas, na Fundação Oscar Niemeyer, localizado no Caminho Niemeyer, no Centro. Participarão do encontro a secretária Maria Inês Azevedo de Oliveira, as subsecretárias de Educação e Projetos Especiais, Cléa Monteiro e Cristina Caparica, respectivamente, e os diretores das unidades escolares da Rede. Na ocasião, será feito o balanço dos primeiros meses do ano e um planejamento para os próximos após o recesso do mês de julho. A reunião é voltada para a melhoria da qualidade de aprendizagem e da gestão escolar.

Reinauguração da Biblioteca Popular Municipal Silvestre Mônaco

Na manhã desta quarta-feira, dia 11 de julho, a Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói realizaram a reinauguração da Biblioteca Popular Municipal Silvestre Mônaco, agora em novo endereço, na Ilha da Conceição. Na ocasião, houve contação de história com a escritora Edel Costa e apresentação do projeto Voz/Vez do Leitor, através de uma peça teatral sobre o holocausto, encenada por alunos da E.M. Altivo César.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Alunos da Rede Municipal de Niterói participam de palestras sobre meio ambiente e uso de drogas

A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação (SME/FME), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Controle Urbano de Niterói, promoveram, em junho, palestras nas unidades escolares da Rede.

No dia 14, os alunos da E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, tiveram noções sobre a fauna silvestre, a economia de água, a decomposição do lixo, entre outros temas relacionados ao meio-ambiente. Já no dia 19, E.M. Ernani Moreira Franco, no mesmo bairro, a Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal realizou uma outra palestra. Na ocasião, os estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental foram chamados à reflexão sobre a prevenção e o uso de drogas.

Arraiá julino agita alunos e professores da E.M. João Brazil e da UMEI Portugal Pequeno

Dando continuidade aos festejos julinos das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Niterói, no próximo sábado, dia 7 de julho, acontecerá o arraiá da Escola Municipal João Brazil, no Morro do Castro, a partir das 13 horas. Na ocasião, os participantes poderão curtir a apresentação das quadrilhas, barraquinhas com brincadeiras, danças e comidas típicas. No dia 14 será a vez da UMEI Portugal Pequeno, na Ponta d’Areia, que realizará homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, a partir das 12 horas.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Escolas Municipais de Niterói dão continuidade aos festejos julinos

Pouco antes das férias, os alunos da Rede Municipal de Educação terão um motivo a mais para se inspirarem para o lazer, sem sair das escolas. No dia 7 de julho, a E.M. Santos Dumont, no Bairro de Fátima, promoverá o Arraia Tecno- Brega, das 11 às 16h. Na ocasião, o público presente poderá conferir apresentações de dança, barracas de comida típica, além de outros atrativos. Já no dia 14, a UMEI Professora Denise Mendes Cárdia, em São Domingos, prepara festa julina a partir das 14h, também com diversas atividades.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Encerramento da II CONFEMEN para revisão do Plano Municipal de Educação acontece neste sábado, dia 7 de julho


Conforme publicado no Diário Oficial do último dia 28, a continuidade da plenária de encerramento da II Conferência Municipal de Educação de Niterói (CONFEMEN) acontecerá neste sábado, dia 7 de julho, no auditório da Universo, no Centro, a partir das 8 horas. O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, será a culminância da revisão do Plano Municipal de Educação.

Este documento foi construído pela sociedade niteroiense, indica metas e planos a serem cumpridos e está integrado aos planos Estadual e Nacional de Educação, sem perder de vista a realidade, a vocação e as políticas públicas do município. Os principais objetivos do PME são: a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar, a melhoria da qualidade de ensino, a formação para o trabalho e a promoção humanística, científica e tecnológica.

O PME é uma exigência legal – Lei n° 5332/08, de autoria do deputado estadual Comte Bittencourt – que estabelece prazos para que os municípios aprovem seus Planos de Educação, sob pena de perderem os recursos repassados pelo Estado. Enquanto alguns ainda não têm o plano, a cidade de Niterói já está em fase de revisão do seu documento, que vem sendo acompanhado pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

É importante ressaltar ainda que qualquer membro da sociedade pode ter acesso ao Plano Municipal de Educação. Basta acessar o site www.educacao.niteroi.rj.gov.br ou comparecer à sede da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, no Centro, para adquirir um exemplar. O endereço é Rua Visconde do Uruguai, 414.

 Destaque na alfabetização

Segundo o Censo 2010, Niterói apresenta um índice de 97,8% de pessoas alfabetizadas entre as com 10 anos. O grupo de cidadãos acima de 60 é o que apresenta maior taxa de analfabetismo, apesar de demonstrar queda na última década.

Em 2000, a taxa de analfabetismo era de 3,6% da população. O censo de 2010 provou que a porcentagem caiu para 2,3%. A maior queda foi constatada entre as pessoas com mais de 60 anos, passando de 7,6% para 5%. O número de analfabetos na cidade acima de 15 anos é de 9.247. Em relação aos alfabetizados, Niterói mostra que 428.004 pessoas sabem ler e escrever acima dos 10 anos. As mulheres são mais de 54% deste grupo.