quarta-feira, 20 de junho de 2012

Meio ambiente é tema de palestra na Fundação Municipal de Educação de Niterói

A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME), através do Núcleo de Ações Integradas e da Escola Municipal Altivo César, em parceria com a UERJ realizam um ciclos de palestras sobre o meio ambiente nos próximos dias 26 de junho e 6 e 13 de julho, no auditório da FME. O evento reunirá profissionais da Educação e alunos da Rede de forma a possibilitar maior integração entre as comunidades escolares.

As escolas interessadas em participar devem entrar em contato através do endereço eletrônico: neaniteroi@yahoo.com.br ou pelo telefone 2719-6743.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Escolas da Rede Municipal de Educação dão início às festas juninas


As unidades da Rede Municipal de Educação já entraram no clima dos festejos juninos. No Cafubá, quem for à E.M. Maralegre neste sábado, dia 16, a partir das 13h30, poderá conferir barraquinhas de comidas típicas, brincadeiras e a apresentação de quadrilhas. Ainda na Região Oceânica, em Itaipu, na UMEI Doutor Paulo César Pimentel, a festa começará às 13h. Já no dia 30, às 12h, a E.M. Governador Roberto Silveira, no Morro do Castro, homenageará o compositor Luiz Gonzaga que, neste ano, completaria 100 anos de idade. Por conta disso, o evento contará com muito forró, doces típicos do Nordeste e apresentações preparadas pelos próprios alunos da escola.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Encerramento da II CONFEMEN para revisão do Plano Municipal de Educação acontece neste sábado, dia 16 de junho


A plenária de encerramento da II Conferência Municipal de Educação de Niterói (CONFEMEN) será realizada no sábado, dia 16, no auditório da Unilassale, em Santa Rosa, a partir das 7h30. O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, será a culminância da revisão do Plano Municipal de Educação. Os interessados em participar do evento, e que ainda não se inscreveram, devem encaminhar email para o endereço eletrônico niteroi2confemen@yahoo.com.br, até o dia 14 de junho. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificados.

Este documento foi construído pela sociedade niteroiense, indica metas e planos a serem cumpridos e está integrado aos planos Estadual e Nacional de Educação, sem perder de vista a realidade, a vocação e as políticas públicas do município. Os principais objetivos do PME são: a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar, a melhoria da qualidade de ensino, a formação para o trabalho e a promoção humanística, científica e tecnológica.

O PME é uma exigência legal – Lei n° 5332/08, de autoria do deputado estadual Comte Bittencourt – que estabelece prazos para que os municípios aprovem seus Planos de Educação, sob pena de perderem os recursos repassados pelo Estado. Enquanto alguns ainda não têm o plano, a cidade de Niterói já está em fase de revisão do seu documento, que vem sendo acompanhado pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

É importante ressaltar ainda que qualquer membro da sociedade pode ter acesso ao Plano Municipal de Educação. Basta acessar o site www.educacao.niteroi.rj.gov.br ou comparecer à sede da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, no Centro, para adquirir um exemplar. O endereço é Rua Visconde do Uruguai, 414.

 Destaque na alfabetização

Segundo o Censo 2010, Niterói apresenta um índice de 97,8% de pessoas alfabetizadas entre as com 10 anos. O grupo de cidadãos acima de 60 é o que apresenta maior taxa de analfabetismo, apesar de demonstrar queda na última década.
Em 2000, a taxa de analfabetismo era de 3,6% da população. O censo de 2010 provou que a porcentagem caiu para 2,3%. A maior queda foi constatada entre as pessoas com mais de 60 anos, passando de 7,6% para 5%. O número de analfabetos na cidade acima de 15 anos é de 9.247. Em relação aos alfabetizados, Niterói mostra que 428.004 pessoas sabem ler e escrever acima dos 10 anos. As mulheres são mais de 54% deste grupo.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Gestão, currículo e inclusão são tema de palestra no Teatro Popular



A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação de Niterói, realizará, nesta sexta-feira, dia 15, às 18h, a palestra “Gestão, Currículo e Inclusão: Valores Educacionais Inadiáveis”, com o professor e filósofo Mario Sergio Cortella (foto). O evento, voltado para os profissionais da Rede, acontecerá no Teatro Popular, localizado no Caminho Niemeyer, no Centro. Além de mestre e doutor em Educação, Cortella já foi secretário municipal de Educação de São Paulo e é autor de livros como “A Escola e o Conhecimento”, “Nos Labirintos da Moral”, entre outros.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Inscrições para a II Confemen terminam no dia 14 de junho


A plenária de encerramento da II Conferência Municipal de Educação de Niterói (Confemen) será realizada no próximo dia 16, no auditório da Unilassale, em Santa Rosa, das 7h30 às 17h. Os interessados em participar do evento, que tem o apoio da Secretaria e Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME), poderão se escrever pelo email niteroi2confemen@yahoo.com.br, até o dia 14 de junho. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificados.

Confira a programação completa do 3º Salão da Leitura

Niterói, com o melhor índice de desenvolvimento humano do Estado e o terceiro do país, ganhará, em junho, a terceira edição do Salão da Leitura que acontecerá em um dos cartões postais da cidade: o Caminho Niemeyer.  Entre os dias 23 e 30, o público, estimado em cinco mil pessoas por dia, poderá contar com shows de abertura e de encerramento, debates, contação de histórias, tardes de autógrafos, entre outras atividades.

Considerada uma das maiores feiras literárias, o Salão da Leitura já faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município e do Estado e tem como objetivo democratizar o acesso à leitura, oferecendo ao público contato com livros e atrações capazes de mobilizar discussões em torno da diferentes linguagens humanas.

“Queremos mostrar as diversas formas de linguagem, tão presentes na sociedade contemporânea, através da música, da informática e de outros meios. Antigamente, em acontecimentos desta espécie, só existiam os livros”, ressalta a secretária municipal de Educação, Maria Inês Azevedo de Oliveira.

Para garantir o sucesso desta edição, a SME/FME realizou, recentemente, o lançamento do evento para expositores que terão à disposição cerca de 2.100 m² para a venda de livros e atividades culturais. Os interessados em lançar obras literárias podem entrar em contato com a SME/FME pelo telefone 2719-7779.

Além disso, a Prefeitura de Niterói disponibilizará ônibus para levar cerca de 7 mil alunos da Rede Municipal ao Salão. Segundo a presidente da comissão de organização do Salão da Leitura, Nádia Enne, cada aluno receberá um vale-livro no valor de R$10. “Isso, para as crianças, é muito importante. Ver cada uma delas saindo do evento com seus livros é muito gratificante. Isso faz nosso esforço, com a intensidade de nossos trabalhos, valer a pena”, conclui Nádia.

Confira aqui a programação completa do 3º Salão da Leitura.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Prefeitura de Niterói promove caminhada na Serra da Tiririca

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Niterói, através das secretarias municipais de Educação e Saúde, realiza no próximo sábado, dia 2 de junho, uma caminhada pela Serra da Tiririca, a partir das 9h30. Participarão do evento professores e alunos da Rede, além de convidados, como a professora de geologia da UERJ, Kátia Mansur, e representantes das pastas envolvidas na atividade.

A ação, que está na programação oficial do mês do meio ambiente, tem como objetivo promover iniciativas de recuperação ambiental dos recursos florestais, minimizando assim as emissões de carbono, além de resgatar a visita do naturalista Charles Darwin ao Estado do Rio de Janeiro, em 1932. Nessa época, ele participou de excursões e caçadas nas florestas, conheceu o ambiente de restingas e pesquisou rochas, plantas e animais.