A secretária municipal de Educação de Niterói, Maria Inês Azevedo de Oliveira, recebeu nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro, uma comissão dos três Conselhos Tutelares da cidade. O objetivo do encontro foi estreitar a comunicação entre os segmentos. Em pauta, matrículas, expansão da Rede e as novidades para o ano letivo de 2012.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Processo de matrícula presencial para a Rede Municipal de Ensino de Niterói
Começou nesta segunda-feira, dia 23 de janeiro, o processo de matrícula presencial para alunos interessados em ingressar na Rede Municipal de Ensino de Niterói. A Central Única de Matrícula está em funcionamento no Clube Canto do Rio, no Centro, das 8 às 18 horas até o próximo dia 31. Estão disponíveis 3.300 vagas remanescentes do sistema de call center, sendo 2.300 para o ensino fundamental e 1.000 para a educação infantil entre horário integral e parcial.
De acordo com a diretora de Gestão Escolar da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação (SME/FME), Eliane Cazeiro, este primeiro dia foi bastante requisitado, porém já era esperado. “Para realizar um bom atendimento à população buscamos montar uma infraestrutura que dê o mínimo de conforto aos pais e responsáveis. Também estamos oferecendo água, suco, café e biscoito”, informou acrescentando ainda que foram feitos cerca de 500 atendimentos até às 14 horas.
Eliane Cazeiro ressaltou ainda a importância em agradecer publicamente a compreensão dos pais e responsáveis neste momento que exige paciência e tolerância para que o processo seja realizado da melhor maneira possível. “Por conta disso não registramos nenhum episódio que fuja a este comportamento”.
Para a pré-matrícula, os responsáveis deverão ter em mãos o nome completo do aluno, o endereço residencial, a data de nascimento, o ano de escolaridade e o CPF do responsável. Todos estes itens auxiliam na agilidade do processo, além de estreitar a comunicação entre pais SME/FME.
Call Center: O sistema de call center adotado pela SME/FME para a realização do processo de pré-matrícula na Rede aconteceu em dezembro e foram registradas 2.450 vagas preenchidas. Já em janeiro foi a vez dos pais/responsáveis confirmarem a matrícula diretamente na unidade escolar.
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Rede Municipal de Ensino de Niterói oferece o Programa Férias Nota 10
A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação (SME/FME) de Niterói realizam, até o próximo dia 27 de janeiro, a 26ª edição do Programa Férias Nota 10 – colônia de férias para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Cerca de 3500 alunos estão participando desde a última segunda-feira, dia 16, de oficinas temáticas, apresentações de teatro e música, pula-pula, cama elástica, judô, contação de histórias, além de novidades como planetário inflável, tênis de mesa, aulas de hip hop, hóquei e badminton.
Durante o Programa Férias Nota 10, os oficineiros, recreadores e educadores auxiliarão os alunos participantes. Na ocasião, serão também desenvolvidas campanhas educativas de combate à dengue e à hanseníase por meio de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No decorrer dos encontros, que acontecerão das 8 às 13h, o público receberá alimentação balanceada, composta de café da manhã, lanche especial e almoço.
De acordo com a diretora de Programas Especiais da SME/FME, Sônia Teixeira, a ideia é promover atividades de cultura, esporte e lazer diferenciadas e às quais os alunos não têm fácil acesso. “As ações teatrais, por exemplo, são de suma importância, visto que muitos não têm acesso ao teatro. Além disso, a intenção é tirar a criançada da ociosidade durante o período de férias e mostrar que a escola também é um ambiente prazeroso”.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Educação de Niterói dá início a evento de formação de 89 novos professores
A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME) promoveram nesta sexta-feira, dia 13, a abertura do evento de formação de 89 novos professores da Rede, 73 de nível I e outros 16 de nível II. Até o dia 31, os docentes participarão de palestras diárias que funcionarão como residência e contarão com temas como os Referenciais Curriculares, Mídias e Novas Tecnologias, Diversidade e Inclusão, entre outros.
O objetivo é também preparar os profissionais para o ano letivo que se inicia no dia 13 de fevereiro. Os encontros acontecerão em diversos espaços da cidade como a sede da própria FME, a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e a Biblioteca Pública de Niterói, localizadas no Centro, além da Casa de Formação, em São Francisco.
Assinar:
Postagens (Atom)