segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Alunos de escolas municipais de Niterói expõem trabalhos de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar na UERJ


Alunos das Escolas Municipais Altivo César, no Barreto, Honorina de Carvalho, em Pendotiba, e Professor Rachide Glória Salim Saker, em Santa Bárbara, participaram, este mês, da Mostra final do Curso de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), no Rio de Janeiro.

O objetivo das aulas, iniciadas em julho, foi propiciar uma formação para o planejamento e o desenvolvimento de propostas para uma melhor qualidade de vida por meio de planos de ação voltados à preservação do meio ambiente. O encontro contou com a exposição dos trabalhos dos estudantes da Rede e com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente Carlos Minc.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Alunos da Rede Municipal de Educação de Niterói receberam a escritora Thalita Rebouças no auditório da FME

Na manhã desta quarta-feira, dia 7 de dezembro, a escritora Thalita Rebouças esteve no auditório da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME), no Centro, onde conversou com cerca de 120 alunos da Rede. O encontro fez parte das ações desenvolvidas pelo projeto Voz/Vez do Leitor que têm por objetivo estimular a leitura entre os estudantes dos 3° e 4° ciclos do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na ocasião, Thalita Rebouças, já considerada destaque na literatura brasileira juvenil, contou curiosidades a respeito de sua carreira e sobre os livros publicados. Ela aproveitou ainda para ler um trecho do livro ‘Fala sério, filha’ que foi lançado com uma noite de autógrafos na noite de quarta-feira na Livraria Argumento, no Leblon.

A escritora aproveitou para elogiar o encontro e agradecer a oportunidade de ficar de frente com seus leitores. “Adorei. Achei lindo! E fiquei muito encantada com a proposta do projeto de leitura desenvolvido nas escolas. Até porque me identifico muito com esse universo, pois a minha meta é aproximar o jovem ao hábito da leitura”, disse Thalita Rebouças. 

Para a aluna Claudia Macedo, de 14 anos, a oportunidade foi única. “Conhecer a autora dos livros que fazem parte da minha vida é maravilhoso. Comecei a ler as obras dela no ano passado e, cada vez mais, me identifico e me sinto compreendida. A partir daí, me interessei mais ainda pelo projeto A Voz/Vez do Leitor que é desenvolvido na minha escola”, destacou a estudante do 9° ano da Escola Municipal Paulo Freire.

A coordenadora do programa A Voz/Vez do Leitor, Marizeth Santos, contou que esta foi uma grande oportunidade para os alunos, principalmente àqueles que participam dos círculos de leitura das obras da escritora. “O encontro aproximou os leitores da criação. Além disso, eles tiveram a oportunidade de enxergar o autor como um ser real, e não apenas como ídolo”, explicou.

Atualmente, o projeto A Voz/Vez do Leitor conta com a participação de 2,5 mil estudantes de 13 escolas municipais e tem como foco levar o aluno à descoberta do prazer de ler, respeitando as preferências de cada um.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Thalita Rebouças lança livro no auditório da SME/FME

A escritora Thalita Rebouças estará nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro, no auditório da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação Niterói (SME/FME), no Centro, para participar de um encontro com cerca de 120 alunos da Rede. O evento, que acontecerá às 10 horas, faz parte do projeto A Voz/Vez do Leitor que tem por objetivo estimular a leitura entre estudantes dos 3º e 4º ciclos do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na ocasião, Thalita, já considerada destaque na literatura brasileira juvenil, lançará seu novo livro intitulado “Fala sério, filha!”.

A coordenadora do programa A Voz/Vez do Leitor, Marizeth Santos, acredita que esta será uma grande oportunidade para os alunos, principalmente àqueles que participam dos círculos de leitura das obras da escritora. “O encontro aproximará os leitores da criação. Além disso, eles terão a oportunidade de enxergar o autor como um ser real, e não apenas como ídolo”, explicou.

Atualmente, o projeto A Voz/Vez do Leitor conta com a participação de 2,5 mil estudantes de 13 escolas municipais e tem como foco levar o aluno à descoberta do prazer de ler, respeitando as preferências de cada um.

Alunos das escolas municipais de Niterói são destaque em Festival Literário


A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME), através da Superintendência de Desenvolvimento de Ensino (FSDE), promovem nesta terça-feira, dia 6, às 13h30, o “Festival de Leituras FSDE”, no Centro Cultural Abrigo dos Bondes, no Centro. O objetivo é valorizar os projetos desenvolvidos nas escolas tendo como destaque as produções literárias dos próprios alunos. Na ocasião, o público poderá conferir trabalhos resultantes de ações de incentivo da Rede como os Projetos Magia de Ler, A Voz/Vez do Leitor, os concursos de redação “Intolerância e Holocausto”, “Niterói e o Meio Ambiente: Problemas e Soluções”, entre outras. Todos os trabalhos estarão expostos por meio de um tapete pedagógico montado por professores e pela equipe técnico-pedagógica da SME/FME.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Processo de pré-matrícula da Rede Municipal de Educação de Niterói começa na próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro

Na próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro, a Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME) inicia o processo de pré-matrícula da Rede para os alunos da Educação Infantil e do 1º e 6º ano do Ensino Fundamental. Nesta primeira etapa, que acontecerá até 16 de dezembro, os responsáveis pelos estudantes deverão ligar para a Central de Atendimento, através do número 0800 724 0192. O call center funcionará nos horários entre 8 e 20 horas. A expectativa é que este ano sejam efetuadas mais cinco mil novas matrículas pelo sistema informatizado implantado na Rede em 2009.

Vale lembrar que a pré-matrícula dos anos intermediários de escolaridade, que não fazem parte do método do call center, será realizada nas unidades escolares da Rede também no período entre os dias 5 e 16 de dezembro. 

A confirmação da matrícula acontecerá a partir do dia 27 de dezembro, quando os responsáveis pelos alunos receberão, através de cartas e torpedo celular (SMS), as informações sobre a unidade escolar. Ao entrar em contato com o call center, a pessoa deverá informar três opções de escolas e aguardar a conclusão da ligação para receber o número do protocolo. Em caso de dúvidas, durante esta etapa de confirmação, basta entrar em contato com o 0800 com o número de protocolo gerado pelo sistema durante a realização da pré-matrícula. Entre os dias 2 e 13 de janeiro, os pais deverão comparecer à unidade informada para efetivar a matrícula.

De 23 a 31 de janeiro, a Fundação Municipal de Educação de Niterói atenderá presencialmente na Central Única de Matrícula a todos os responsáveis que, porventura, não tenham conseguido matricular o aluno na Rede. Serão oferecidas, então, as vagas remanescentes de todos os segmentos do Ensino Fundamental e Infantil. O horário de funcionamento será entre 8 e 18 horas no Clube Canto do Rio, no Centro. 

Para a pré-matrícula, os responsáveis deverão ter em mãos o nome completo do aluno, o endereço residencial, a data de nascimento e o ano de escolaridade; o CPF do responsável, o número do celular que receberá o SMS de confirmação; e o endereço mais utilizado pela família. Todos estes itens auxiliam na agilidade do processo, além de auxiliar a FME no estreitamento de comunicação entre pais e escola, como a informar o aproveitamento dos estudantes e as atividades oferecidas.