terça-feira, 31 de maio de 2011

Niterói de olho na saúde visual dos alunos da Rede Municipal de Educação


De olho na saúde visual dos alunos da Rede, visto que dificuldade de visão é uma das causas do fracasso escolar no Brasil, a Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME) estão a todo vapor com o Projeto ‘Prazer em Ver’ pelo segundo ano consecutivo. Trata-se de uma ação que visa a melhoria no processo de aprendizagem, através de exames oftalmológicos para estudantes. Em 2011 serão atendidos cerca de 6 mil alunos, entre 4 e 6 anos, da educação infantil e os novos do 1º ciclo do ensino fundamental.

O pontapé inicial para este ano letivo foi dado nesta terça-feira, dia 31 de maio, através da entrega dos kits e capacitação de 100 professores, que realizarão o primeiro procedimento de identificação de dificuldade por parte dos alunos nas próprias escolas. Tão logo finalizada esta etapa, as crianças detectadas com alguma doença de visão serão encaminhadas para o atendimento especializado. Após este processo e o diagnóstico realizado pelo profissional, os estudantes receberão os óculos

De acordo com o oftalmologista Rodrigo Pegado, a estatística do Projeto ‘Prazer em Ver’ no último ano letivo diagnosticou que 96% das 283 crianças que receberam os óculos possuíam a doença de grau e apenas 4% as demais complicações da visão. “Geralmente, tanto a criança quanto a família não sabem do problema porque uma das vistas é boa ou o grau é diferente, o que acontece em 80% dos casos. Se tratando disso, uma trabalha pela outra”, alertou Pegado, lembrando que o censo criado a partir dos procedimentos de 2010 foi encaminhado para o congresso da Sociedade Brasileira de Oftalmologista.

Para a coordenadora do Projeto ‘Prazer em Ver’, Deyse Chicre, é necessário que a família também se envolva no processo, visto que problema de acuidade visual é uma das causas de evasão escolar. “Se não percebermos, as crianças acabam carregando uma dificuldade enorme no reconhecimento do mundo. Esta iniciativa é muito significativa e poderá servir de exemplo para outros municípios”, declara Deyse, acrescentando que no último ano, uma das crianças possuía um grau tão alto que sua lente teve que ser especial confeccionada na Alemanha.

Vale lembrar que as avaliações realizadas nos alunos não são apenas simples exames. Após a triagem, todos passam por medida de fundo de olho, pressão ocular, além de outros procedimentos de acordo com a análise de cada profissional e a necessidade de cada estudante. Em 2010, foram atendidas na primeira fase do projeto 8 mil crianças.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pipoca na EJA exibe o filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin

Nesta sexta-feira, dia 27 de maio, às 19h, a Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME) recebem os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Municipais Ayrton Senna, Djalma Coutinho, Sítio do Ipê e Villa-Lobos para mais uma edição do evento “Pipoca na EJA”. Desta vez, o filme escolhido foi “Tempos Modernos”, do cineasta inglês Charles Chaplin, clássico mundial no qual o famoso personagem “O Vagabundo” tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. A iniciativa faz parte do projeto ‘Eu no mundo’, que tem o objetivo de levar aos estudantes a diversidade cultural, tanto dentro quanto fora da escola. Nesta atividade, a escolha dos filmes é realizada em comum acordo nas unidades para a exibição posterior.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

FME realiza o Dia Mundial de Plantar Árvores nas escolas

A Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME) aderiu, nesta sexta-feira, dia 20, ao Dia Mundial de Plantar Árvores, o ENO Tree Planting Day. Ao todo, 23 unidades da Rede realizaram o plantio de cerca de 700 mudas de espécies nativas e frutíferas em seus terrenos, incluindo as de ipê-amarelo, imbaúba, goiabeira e cajueiro. Em 2011, o programa, que acontece em todo o mundo, completa onze anos com a participação de escolas distribuídas em 150 países. Também no Brasil, crianças de diversos estados embarcaram na proposta. O objetivo é divulgar o desenvolvimento sustentável formando crianças preocupadas com ecologia e questões ambientais.

Durante este dia de consciência ecológica mundial, houve ainda atividades como a apresentação de peça teatral, a elaboração de cartazes sobre o tema e a produção de textos a respeito da preservação do meio ambiente nas 23 unidades escolares participantes. O evento aconteceu em parceria com a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Autores de livros participam de chat em todas as escolas municipais de Niterói



Toni Brandão

            Nesta quarta-feira, dia 18, a Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME) organizam um chat com o escritor Toni Brandão em todas as suas unidades escolares. O bate-papo acontecerá com os alunos via videoconferência por MSN das 8h30 às 9h30 e com os professores das 10h às 11h.
            O objetivo, segundo a coordenadora de Promoção de Leitura, Nádia Enne, é promover a interlocução entre o autor e os leitores em relação a suas experiências e obras como “A Preferida do Rei”, “Como as Cabras foram Domésticas” e “NZuá e Cabeça”, todas pertencentes ao acervo do Projeto Magia de Ler.
            De acordo com a programação elaborada pela Rede, haverá uma série de chats que deverá se estender até novembro.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Professores têm até o dia 20 para inscrições em curso sobre Educação no Trânsito

Os professores da Rede Municipal de Educação de Niterói interessados em fazer o curso “O Trânsito numa Perspectiva Educacional: Formação de Multiplicadores” têm até o dia 20 para efetuar suas inscrições pelo email edutransito@bol.com.br. No corpo da mensagem, devem constar o nome completo do docente, a escola onde leciona e o telefone para contato. Promovidas pela Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), as aulas serão gratuitas e acontecerão de 24 a 26 de maio, das 8 às 12h, no auditório do Liceu Nilo Peçanha, no Centro. Ao fim do curso, que também é voltado aos profissionais das redes estadual e particular, haverá entrega de certificados. Para mais informações, basta ligar para a NitTrans pelo telefone 2621-5558, ramal 231.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

SME e FME abrem as portas para receber alunos da EJA em ‘Sessão Pipoca’

Nesta sexta-feira, dia 6 de maio, a Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME) abrem suas portas para receber alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais Alberto Francisco Torres, João Brazil e Paulo Almeida Campos. Na ocasião, haverá uma ‘sessão pipoca’ com projeção do filme ‘O Bem Amado’, a partir das 19 horas.  

O evento chamado ‘Pipoca na EJA’, parte do projeto ‘Eu no mundo’, tem o objetivo de levar aos estudantes a diversidade cultural, tanto dentro quanto fora da escola. Nesta atividade, a escolha dos filmes é realizada em comum acordo nas unidades para uma futura exibição. Esta será a primeira sessão de muitas programadas para este ano letivo, que contarão com a participação de todos os alunos deste segmento da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a coordenadora da EJA, Ana Cristina Magalhães, o foco principal da atividade é facilitar o acesso à cultura. “Por diversas razões, às vezes fica difícil para os alunos irem a cinemas, teatros, além de participarem de eventos culturais. Por isso fazemos o máximo para conseguir essa aproximação e assim levar o conhecimento ao encontro deles”, ressaltou.


terça-feira, 3 de maio de 2011

Rede Municipal de Ensino de Niterói lança o livro ‘10° Concurso de Incentivo à Leitura: Poesias’ em homenagem ao escritor Luis Antônio Pimentel



Nesta quarta-feira, dia 4 de maio, a Secretaria e a Fundação Municipal de Niterói (SME/FME) realizam o lançamento do livro ‘10° Concurso de Incentivo à Leitura: Poesias’, a partir das 16 horas, na Sociedade Fluminense de Fotografia. Trata-se de uma obra composta por textos e ilustrações de alunos da Rede. O tema desta edição é ‘Luis Antônio Pimentel: Memórias e Fotografias do Cotidiano’. 

De acordo com a secretária municipal de Educação de Niterói, Maria Inês Azevedo de Oliveira, esta ação pedagógica tem como base um conjunto de atividades voltadas à melhoria da produção escrita e ao incentivo à leitura. “Essas habilidades significam um determinante fator de inclusão social na vida cotidiana”, destaca Inês, lembrando que, pela primeira vez, os estudantes da Rede tiveram contato direto com o homenageado do concurso.

O memorialista brasileiro Luis Antônio Pimentel é um dos precursores do haicai no Brasil e ajudou a divulgar este estilo de poesia que aprendeu quando estudou no Japão, entre 1937 e 1942. Sua vasta obra literária conta com livros como ‘Contos do Velho Nipon’ (1940), ‘Tankas e Haicais’ (1953), ‘Taparinos Tupis de Niterói’ (1980) e ‘Praias de Niterói’, em 28 pequenos poemas.

Na ocasião, haverá ainda o lançamento da obra ‘Crônicas para a Cidade Amada’, organizada pelo professor Arnaldo Niskier, com chancela da Academia Brasileira de Letras. O livro é composto por uma coletânea de crônicas sobre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro e contêm o texto ‘Orgulho Niteroiense’, de autoria da professora Ismênia de Lima Martins.

Serviço: A Sociedade Fluminense de Fotografia fica localizada na Rua Dr. Celestino, n° 115, Centro – Niterói.